
A Universidade de São Paulo (USP) entrou no “top 100” das instituições de ensino do mundo. A avaliação que situa a USP entre as melhores está na 20ª edição do QS World University Ranking, um sistema de avaliação educacional reconhecido internacionalmente. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27).
A universidade, fundada em 1934, ocupa a 85ª posição entre 1.499 universidades, ultrapassando a Universidade de Buenos Aires e tornando-se a nova líder na América Latina.
O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior ressaltou as qualidades da instituição de ensino superior. “Nossos pontos fortes foram a reputação acadêmica, a excelência das nossas pesquisas, o alto conceito que temos entre os empregadores e o impacto social do trabalho das pessoas que formamos. Trabalhamos com afinco, ao longo de décadas, para chegar a esse patamar. É claro que a missão de uma universidade não é disputar rankings. Essas classificações são apenas um efeito, não uma finalidade. De toda forma, notícias da nossa projeção reafirmam a nossa convicção de que estamos no caminho certo”, disse em entrevista ao Jornal da USP.
O vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, afirmou que “o desempenho do Brasil nesta edição do ranking traz um alívio bem-vindo após uma trajetória de queda nos últimos anos. A atinge um marco significativo e entra no alto escalão de excelência global”.
Na avaliação de 2024, o ranking passou a considerar novos quesitos: práticas de sustentabilidade, posicionamento no mercado de trabalho e relações internacionais na área de pesquisa.
Os demais, já presentes nos anos anteriores, continuam valendo: reputação acadêmica, empregabilidade, número de professores por aluno, produção científica e taxa de estudantes vindos de outros países.
Veja a lista das 10 melhores universidades
1- MIT (EUA);
2- Universidade de Cambridge (Reino Unido);
3- Universidade de Oxford (Reino Unido);
4- Universidade Harvard (EUA);
5- Universidade Stanford (EUA);
6- Imperial College London (Reino Unido);
7- ETH Zurich (Suíça);
8- Universidade Nacional de Singapura (Singapura);
9- University College London (UCL – Reino Unido);
10- Universidade da Califórnia (EUA).
A adesão à vacinação é essencial para longevidade e bem-estar, especialmente na terceira idade, afirma o infectologista Fernando Bellissimo Rodrigues, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, na Rádio USP https://t.co/ym6u7M5MTq
— USP (@usponline) June 27, 2023