reconhecimento

Bailarina formada pelo Bolshoi Brasil irá receber a Ordem do Rio Branco

A premiação é a maior honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores

A bailarina Amanda Gomes será condecorada com a maior honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores.
(Crédito: Assessoria de imprensa/Amanda Gomes)

A bailarina brasileira Amanda Gomes será condecorada com a maior honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores a pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, com destacados serviços prestados ao país. A Ordem de Rio Branco homenageia não apenas diplomatas, mas também pessoas de diversos setores, como executivo, cultura e esporte que contribuem para a projeção internacional do Brasil.

Publicidade

“Este reconhecimento destaca a importância da arte! Estou muito feliz e agradecida por ser parte dessa tradição e por contribuir para a cultura do nosso país. Que a arte brasileira em todos os seus ramos seja cada vez mais forte e mais incentivada, pois o Brasil é sinônimo de talento. Para todos os bailarinos que se dedicam todos os dias para expressar sua arte com tanto amor: Essa Ordem é nossa!”, comemora Amanda.

Amanda Gomes é bailarina profissional natural de Goiânia (GO), formada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Atualmente, é a 1ª Bailarina da Ópera de Kazan/RU.

A história de Amanda com a dança começou há mais de 20 anos. Ela iniciou sua carreira profissional como bailarina da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, onde durante dois anos, protagonizou os mais importantes papéis. Em 2014 se despediu do Brasil, ao ser contratada pela companhia em Kazan, na Rússia. Ano em que também protagonizou a campanha institucional do Bolshoi Brasil, em que participou do vídeo-manifesto gravado no topo de um arranha-céu de 281 metros de altura, equivalente a 81 andares, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. No conteúdo, veiculado nas redes sociais, ela dança com o céu da cidade ao fundo.

“A ideia da campanha é dar a sensação de que ela ganhou o mundo, o que de fato ocorreu. Ela é uma bailarina talentosa e conquistou a Ordem do Rio Branco, a mais significativa condecoração do Brasil. Essa honraria ressalta não apenas seu desempenho como artista, mas também ilustra como a Escola Bolshoi desempenha um papel fundamental na formação desses jovens”, comenta o Presidente da Escola Bolshoi, Valdir Steglich.

Publicidade

A Embaixada do Brasil junto à Federação da Rússia, através do Embaixador Rodrigo Baena Soares, parabenizou a bailarina pela honraria e destacou sua trajetória profissional: “A condecoração sublinha sua brilhante trajetória no ballet e seu talento artístico inigualável, fatores que têm reforçado os laços culturais e artísticos entre o Brasil e a Rússia e que inspiram as futuras gerações de bailarinas egressas da Escola do Ballet Bolshoi e Joinville”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.