
Na última terça-feira (24) um cartório de São Paulo se recusou a registrar o filho do cantor Seu Jorge, nascido no último domingo (22), com o nome de Samba. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen) declarou à reportagem do site Band.com.br que “o Cartório vai encaminhar o nome à apreciação judicial”.
Em nota, a Associação também informou que a partir da recusa do registro do prenome, o registrador responsável deve encaminhar o caso para um juiz corregedor do Tribunal de Justiça (TJ). O 28º Cartório do Jardim Paulista não aceitou o nome escolhido pelos pais da criança sob previsão do artigo 55 da Lei 6.015/73 – Lei de Registros Públicos que diz que “o oficial de registro civil não registrará prenomes suscetíveis de expor ao ridículo os seus portadores, observado que, quando os genitores não se conformarem com a recusa do oficial, este submeterá por escrito o caso à decisão do juiz competente, independentemente da cobrança de quaisquer emolumentos”.
Em outubro do ano passado o cantor já havia revelado que o nome da criança seria Samba em programa da TV Globo. Sobre o processo de registro, no entanto, a assessoria de Seu Jorge informou que ele e a namorada, Karina Barbieri, não irão se manifestar.
No final de dezembro, enquanto ainda estava grávida, Karina também divulgou o nome do filho em seu perfil no Instagram e de sua empresa para anunciar o afastamento do negócio para se dedicar ao “projeto mais importante” de sua vida, como descreveu.
O nome já tinha causado estranhamento antes de chegar ao Cartório. Depois de divulgado, alguns internautas questionaram a escolha de Karina e Seu Jorge para batizar o filho, outros a decisão dos responsáveis pelo registro. Acompanhe abaixo.
Seu Jorge completamente sem noção…
Colocar o nome do filho de Samba? Me poupe.— Dan (@brancofirst) January 25, 2023
Essa história do Seu Jorge colocar o nome de Samba no filho é uma baboseira atroz. Feito pessoas que colocam nome de personagens históricos nos filhos.
Não se deve marcar um filho com NOSSAS preferências. Serão as deles quando crescerem? Uó isso.— Sílvia de Abreu🐱🐶 (@SlviadeAbreu2) January 25, 2023
A beyonce pode colocar o nome da filha de Azul e a kim de Norte MAS O SEU JORGE NÃO PODE CHAMAR O FILHO DE SAMBA
o brasileiro não tem um dia de paz
— Carol (@carolztuita) January 24, 2023
Tantos nomes piores que Samba no Brasil, não entendi de verdade essa proibição do Seu Jorge. Achei lindo o nome, inclusive
— Giu Bressani (@GiuBressani) January 26, 2023
Siga a gente no Google NotíciasCartório deixa pai registrar o filho de Waltdisney mas não deixa o seu Jorge registrar de Samba??
— Lady Sybylla ☆ (@Sybylla_) January 26, 2023