No primeiro dia do ano a Disney perdeu os direitos autorais de Steamboat Willie (O Barco a Vapor) nos Estados Unidos. Essa foi a primeira exibição do Mickey Mouse, em preto e branco, que agora se tornou domínio público. Os direitos autorais da imagem tinham, inicialmente, validade até 1984.
No decorrer dos anos foram feitos alguns acordos que prolongaram o prazo por mais 70 anos, mas se encerraram em 1 de janeiro de 2024 sem renovação.
Logo após a liberação do uso das imagens do personagem, o diretor Jamie Bailey e seu parceiro, produtor Bailey Phillips, anunciaram o laçamento de Mickey’s Mouse Trap. Esse é o primeiro longa-metragem de terror envolvendo a imagem do figurão da Disney.
O trailer do filme ainda reforça a informação de que não está violando nenhum tipo de direito de uso de imagem: “Este filme usa apenas Steam Boat Willie Mickey Mouse de domínio público. O Mickey Mouse de Steamboat Willie entrou em domínio público em 1º de janeiro de 2024. Nenhuma violação de direitos autorais de versões posteriores do Mickey Mouse ou violação de marca registrada.”
O trailer mostra algo parecido com o que se vê em Terrifier: um terror cômico com muita violência, estilo que pode agradar o público que gosta de slasher. O vídeo, que já possui 427 mil visualizações, foi publicado originalmente no canal do YouTube de Simon Phillips.
Além do filme, também houve o anúncio de um jogo que o utiliza como personagem principal, e que traz uma temática de terror. O estúdio de jogos Nightmare Forge Games foi responsável pela publicação do jogo, intitulado Infestation 88.
* Sob supervisão de Lilian Coelho