o primeiro

Músico e ator, Seu Jorge recebe título de Embaixador da Cultura Brasileira

Ele e os próximos condecorados também participarão de eventos oficiais organizados pelo governo federal e serão convidados a colaborar com a amplificação da imagem artística brasileira internacionalmente

Ator, cantor, compositor e multi-instrumentista: essas são algumas das principais atribuições profissionais de Jorge Mário da Silva, conhecido popularmente pelo nome artístico de Seu Jorge.
(Créditos: Getty Images)

Ator, cantor, compositor e multi-instrumentista: essas são algumas das principais atribuições profissionais de Jorge Mário da Silva, conhecido popularmente pelo nome artístico de Seu Jorge. O artista brasileiro de sucesso recebeu o título de Embaixador da Cultura Brasileira, concedido pelo Ministério da Cultura do atual governo do Brasil.

Publicidade

Seu Jorge, o primeiro Embaixador da Cultura Brasileira

Seu Jorge é o primeiro artista a ser condecorado com o título de Embaixador da Cultura Brasileira, criado pela Portaria n° 95 e publicado no Diário Oficial da União. O famoso foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como “ator que participou, assim como outros, do processo de fortalecimento e internacionalização do cinema brasileiro. Seu Jorge também possui consolidada carreira musical com sucesso no Brasil e no exterior”.

Apesar da concessão, o título garante apenas que a União, ou seja, a pessoa jurídica de Direito Público, veicule livremente a imagem do artista, licenciando seus direitos autorais. O título “é considerado prestação de serviço público relevante, não remunerado e não acarreta reconhecimento de vínculo de trabalho”, explica a nota.

A expectativa do Ministério da Cultura é que Seu Jorge possa apoiar e fortalecer nacional e internacionalmente, através de seus projetos artísticos, como música, arte e cinema, os laços entre os países do continente africano, além de Caribe e diáspora, ou seja, do povo que se dispersou pelo mundo em decorrência do preconceito ou algum tipo de perseguição, como a étnica.

Seu Jorge foi o primeiro agraciado com o título. Ele e os próximos condecorados também participarão de eventos oficiais organizados pelo governo federal e serão convidados a colaborar com a amplificação da imagem artística brasileira internacionalmente, seja pessoalmente ou através de suas redes sociais – em colaboração com as páginas oficiais do governo.

Publicidade

História de Seu Jorge

Nascido e criado em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, Seu Jorge veio ao mundo em 1970. De família humilde, começou a trabalhar com 10 anos em oficinas próximas a sua casa. Com 18, decidiu que viveria de música e ingressou na estrada artística. Nos anos 1990, fez sucesso com o grupo Farofa Carioca, que unia em suas produções ritmos como samba e rock.

Hoje, além de sua trajetória árdua, mas de sucesso, é reconhecido por hits como “Carolina”, de 2001, “Mina do Condomínio”, de 2007, “Amiga da Minha Mulher”, de 2011, entre tantos outros. Também conquistou o público com seus papéis em filmes como “Cidade de Deus”, de 2002, “Medida Provisória”, de 2020, e “Marighella”, de 2021, além de sérias, como “Irmandade”, de 2019, “Manhãs de Setembro”, de 2021, e “Spider”, que conta em história do lutador Anderson Silva, de 2023.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.