Na noite desta última quinta-feira, 14, os boatos se tornaram reais depois do anúncio oficial da Naughty Dog anunciando que The Last of Us Online estava sendo cancelado. O projeto, que também era chamado de “Factions”, teve seu fim pois diversas fontes da indústria de games afirmaram que a ideia estava sendo deixada de lado pela desenvolvedora.
Em um longo texto publicado no site oficial da desenvolvedora, o estúdio da Sony foi enfático sobre o acontecido: “Tomamos a decisão incrivelmente difícil de interromper o desenvolvimento desse jogo”. “Estamos igualmente arrasados no estúdio, pois estávamos ansiosos para colocar o game nas mãos de vocês. (…) O time de multiplayer esteve em pré-produção com esse jogo desde que estávamos trabalhando em The Last of Us Parte 2. Conforme a equipe evoluiu em seu conceito para The Last of Us Online, sua visão foi cristalizada, o gameplay se tornou mais refinado e satisfatório e estávamos entusiasmados com a direção tomada”, contou a Naughty Dog.
“Ao entrar em produção total, o escopo massivo de nossa ambição ficou claro. Para lançar e dar suporte a The Last of Us Online, precisaríamos dedicar todos os nossos recursos do estúdio em conteúdos pós-lançamento por anos, severamente impactando o desenvolvimento de futuros jogos single-player. Então, tínhamos dois caminhos à nossa frente: virar um estúdio puramente focado em jogos de serviço ou continuar a focar em games de narrativa single-player, que definiram nosso patrimônio. Os aprendizados e investimentos na tecnologia desse jogo serão levados ao desenvolvimento de projetos e terão muito valor na direção do estúdio. Temos mais de um inédito e ambicioso single-player por aqui e mal podemos esperar para compartilhar mais do que vem por aí quando estivermos prontos. Até lá, somos incrivelmente gratos à nossa comunidade pelo suporte ao longo dos anos”, finalizou.