Novo espetáculo de Deborah Colker abre vendas em São Paulo

No mês de março, a Companhia de Dança está completando 30 anos

Espetáculo
Novo espetáculo de Deborah Colker – Crédito: Divulgação

No mês de março, a Companhia de Dança Debora Colker está completando 30 anos. Para comemorar a data, apresenta seu novo espetáculo, “Sagração”, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Publicidade

Nas redes sociais da companhia, foram anunciadas as vendas para o espetáculo. O grupo virá para São Paulo dos dias 13 a 30 de junho no Teatro Santander. A trilha sonora que embala os bailarinos é inspirada em “A Sagração da Primavera”, do compositor russo Ígor Stravinsky, que é misturada a ritmos brasileiros.

O espetáculo

Deborah Colker, portanto,  traz ao público uma nova obra inspirada no clássico  “A Sagração da Primavera” de Stravinsky, em busca de sagrar os caminhos evolutivos. O mais novo espetáculo da companhia fecha uma trilogia onde cada obra explora aspectos distintos da experiência humana, desde as paisagens nordestinas e a luta contra a ignorância.

A companhia Ballets Russes, do empresário Sergei Diaghilev, estreou a coreografia de Vaslav Nijinsky em 29 de maio de 1913, em Paris. As novidades na música e na dança dividiram a plateia entre vaias e aplausos, chegando a haver uns sopapos entre as partes. A criação de Stravinsky, desta forma, começou, ali, a se estabelecer como um ponto de ruptura na história da música.

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Deborah Colker (@deborahcolker)

Publicidade

Em entrevista para O Globo, entretanto, Colker conta que “Stravinsky rompeu com o ritmo, com a música, misturou coisas que não se misturavam, abriu caminhos inusitados. Achei que também deveria fazer isso, ter o impulso de romper a própria obra que eu escolhi. Mas não com leviandade. Segui o caminho dele, que estava no erudito e foi ao primitivo, aos povos ancestrais”.

Os 30 anos

Criada em 1994, a Companhia de Dança Deborah Colker celebra em 30 anos de atividades. Assim, com 14 espetáculos em seu repertório, a companhia é uma das mais premiadas e prestigiadas no Brasil e no mundo. Assim, recebeu em 2018 o Prix Benois de la Danse de Moscou, o mais importante prêmio da categoria.

Em 2009, inicialmente, o Cirque du Soleilchamou Deborah Colker para criar o novo espetáculo da companhia canadense, Ovo, sendo a primeira mulher a criar e dirigir um espetáculo para o Cirque. Em 2016, foi a diretora de movimento da cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, evento transmitido para mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Publicidade

Ao longo dos anos, por fim, a Companhia já realizou mais de 2 mil apresentações, em cerca de 75 cidades e em 32 países, atingindo um público de mais de 3,5 milhões de pessoas.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.