homenagem

Michelle Bolsonaro receberá título de cidadã paulistana em cerimônia no Theatro Municipal

Geralmente, a solenidade é feita na própria Câmara Municipal, porém, as salas do plenário que comportariam o número de convidados não estarão disponíveis no dia

A ex-primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, receberá o título honorário de cidadã paulistana em uma cerimônia sediada no Theatro Municipal, no dia 25 de março. O pedido, feito pelo vereador Rinaldi Digilio (União Brasil), foi aprovado pela Câmara Municipal em novembro de 2023.
Michelle Bolsonaro participa de ato na Avenida Paulista – Créditos: Divulgação

A ex-primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, receberá o título honorário de cidadã paulistana em uma cerimônia sediada no Theatro Municipal, no dia 25 de março. O vereador Rinaldi Digilio (União Brasil) foi autor da proposta,  aprovada pela Câmara Municipal em novembro de 2023.

Publicidade

Geralmente, a solenidade acontece na própria Câmara. Porém, as salas do plenário que comportariam o número de convidados não estarão disponíveis no dia. “É comum que as sessões solenes ocorram fora da Câmara quando não há plenário disponível ou auditório que comporte o número de convidados em data específica. Esse é o caso do evento agendado para o dia 25 de março, pois tanto o Plenário quanto o Salão Nobre já tinham atividades previamente agendadas”, explicou a Câmara, em nota.

Para justificar seu pedido, por fim, Digilio afirmou que “Michelle é engajada em políticas sociais, com atenção especial para as doenças raras”. A ex-primeira-dama ainda não se pronunciou.

“Ultrajante”

A decisão da prefeitura não caiu bem com os partidos de esquerda. A deputada Erika Hilton (PSOL) entrou com uma ação para impugnar a medida, chamando-a de “ultrajante”. “Enquanto as UBSs de São Paulo estão sobrecarregadas durante uma epidemia de dengue, o Prefeio (sic) gastará o dinheiro dos nossos impostos pra homenagear uma pessoa investigada pela PF por desvio de bens públicos”, disse Hilton em suas redes sociais.

Publicidade

Erika não foi a única. Os vereadores Celso Giannazi, Carlos Giannazi e Luciene Cavalcante também protocolaram um pedido contra a solenidade. Eles afirmam, portanto, que trata-se de apropriação de um “bem público” por parte do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para “beneficiar-se eleitoralmente”.

“Perseguição”, diz Nunes

“O Theatro Municipal tem cessão do espaço vago para várias atividades. Já foi cedido para a OAB, Ministério Público, instituição do funk, enfim, várias atividades”, afirmou o prefeito, que considera as ações do PSOL “perseguição”. “É porque ela é esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro, disparou.

Ricardo Nunes também constatou que o processo ocorreu nos conformes da lei, que precisa de 37 votos favoráveis, dos 55 vereadores, para passar a solicitação de cidadania honorária. “Quem fez a homenagem é a casa do povo, câmara de vereadores de São Paulo”, disse.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.