
Recentemente, Claudia Leitte gerou controvérsia ao aparecer em um vídeo modificando a letra de sua música “Caranguejo”, um dos seus grandes sucessos. Ela era, ainda, vocalista do Babado Novo quando lançou a canção.
Como uma cristã neopentecostal assumida, a cantora alterou um verso da música, substituindo a referência a Iemanjá, um orixá das religiões de matriz africana, por “Só louvo meu rei Yeshua”, para concordar com a sua atual religião.
Após essa modificação, as opiniões ficaram extremamente divididas entre criticas e elogios nas redes sociais. Contudo, outros artistas alteraram a letra de suas músicas por razões religiosas. Confira a lista feita pelo O Globo com alguns desses momentos.
Joelma
No ano passado, depois de se converter à religião evangélica, a ex-líder da banda Calypso fez uma alteração em um verso de uma de suas músicas. Lançada em 2002, o sucesso “Príncipe encantado” precisou ser realinhado para refletir a nova perspectiva de fé da cantora. Anteriormente, a letra sugeria elementos de bruxaria para atrair o amado.
Os versos “Tentando desvendar os seus mistérios / Um copo sobre a mesa de Quijá, bola de cristal e cartas de baralho” foram substituídos por: “Tentando desvendar os seus mistérios / Quem sabe um sonho possa me mostrar / ou mesmo que meu coração fique em pedaços”.
Roberto Carlos
O Rei fez alterações nas letras de algumas de suas canções clássicas por motivos religiosos. Em “É preciso saber viver”, trocou o verso “Se o bem e o mal existem / Você pode escolher” por “Se o bem e o bem existem / Você pode escolher”.
Na canção”Custe o que custar”, outra mudança: saiu “Será meu Deus, enfim, que eu não tenho paz?” e entrou “Somente em Deus, enfim, é que eu encontro a paz”.
Outra modificação significativa foi em seu hit “Além do horizonte”. Antes, constava “De que vale o paraíso sem amor”. Agora, ele diz “pois só vale o paraíso com amor”.
Tim Maia
O cantor tinha várias músicas prontas e guardadas para um novo álbum quando se converteu à doutrina filosófico-religiosa Cultura Racional. A partir desse momento, Tim Maia começou a se vestir de branco e alterou todas as letras das composições engavetadas.
Ele transformou as letras em hinos que exaltavam a seita e refletiam sua nova religião. Tim Maia lançou essas músicas nos dois volumes do icônico álbum ‘Tim Maia Racional’.
CeeLo Green
Por fim, o vocalista da banda Gnarls Barkley recebeu críticas por alterar a letra da música “Imagine”, de John Lennon. Ele fez a alteração durante a festa de Réveillon da cidade de Nova York.
A letra original é “imagine there’s no countries (Imagine não existir países) / it isn’t hard to do (Não é difícil de fazê-lo) / nothing to kill or die for (Nada pelo que lutar ou morrer) / and no religion too (E nenhuma religião também)”.
CeeLo Green mudou a última frase para “and all religion is true” (“e todas as religiões sendo verdadeiras”).