LUTO NA MÚSICA

Quem foi Carlos Lyra, um dos grandes nomes da bossa nova, que morreu neste sábado?

Lyra foi parceiro de Vinicius de Moraes, Ronaldo Bôscoli e outros artistas

carlos-lyra
Carlos Lyra, cantor e compositor da bossa nova, morre aos 90 anos – Crédito: Divulgação

Um dos grandes nomes da bossa nova, o cantor e compositor Carlos Lyra morreu na madrugada deste sábado (16), no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Unimed Barra, na zona oeste da cidade. Carlos Lyra tinha 90 anos. A causa da morte não foi informada.

Publicidade

Segundo a mulher dele, Magda Pereira Botafogo, informou ao g1, o compositor foi internado com um quadro de febre na quinta-feira (14) no Hospital da Unimed, na Barra da Tijuca. Após alguns exames, foi detectada uma bactéria.

É com imensa tristeza que comunicamos a passagem do compositor Carlos Lyra, nessa madrugada, de forma inesperada. A todos, agradecemos o carinho”, informou uma publicação no perfil de Instagram do artista.

Carreira de Carlos Lyra

Um dos principais parceiros de Vinicius de Moraes, Lyra é autor de composições que ajudaram a formar a bossa nova, como “Você e Eu” e “Coisa Mais Linda”. A primeira composição de Lyra  foi “Menino”, gravada na voz de Sylvia Telles, em 1956. Em 1959, ele lança seu primeiro álbum, intitulado “Bossa nova”. No mesmo ano, João Gilberto grava “Maria ninguém” e “Lobo bobo”, da parceria de Lyra com Ronaldo Bôscoli.

Publicidade

Nas redes sociais, o cantor e compositor Gilberto Gil lamentou a perda e postou um vídeo de “Saudade fez um Samba”, de Lyra e Bôscoli, interpretada na última quinta-feira na Academia Brasileira de Letras.

O corpo de Carlos Lyra será velado no domingo (17), das 10h às 14h, no Memorial do Carmo, no Caju. A cerimônia será restrita a familiares e amigos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.