gênio dos instrumentos

Saiba quem foi Lanny Gordin, um dos maiores guitarristas do Brasil

O músico faleceu nesta terça-feira (28) após complicações de uma pneumonia no dia em que completaria 72 anos

lanny-gordin
(Crédito: Divulgação)

O músico Alexander Gordin, mais conhecido no cenário musical como Lanny Gordin, morreu na madrugada desta terça-feira (28), após cerca de 30 dias de internação para tratar uma pneumonia.

Publicidade

Considerado um dos maiores guitarristas do Brasil, Lanny foi presença fundamental em discos de Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil do fim dos anos 1960 e começo dos 1970. Inspirado no lendário Jimi Hendrix, Lanny  foi um participante imprescindível do Tropicalismo. Nas redes sociais, diversos amigos, fãs e músicos lamentaram a perda.

Publicidade

Publicidade

Quem foi Lanny Gordin?

Lanny nasceu em Xangai, na China, em 1951. Era filho de um russo e uma polonesa e viveu em Israel até os seis anos, quando veio com a família para o Brasil. Seu pai era um dos donos da famosa casa noturna Stardust, na Praça Roosevelt. Ainda adolescente, Lanny se apresentava ao  lado de músicos como Pepeu Gomes e Hermeto Pascoal. Com Hermeto e o guitarrista alemão Olmir Stocker, Lanny Gordin participou do grupo Brazilian Octopus.

Problemas mentais e afastamento

Lanny teve um quadro de esquizofrenia agravado pelo uso de LSD. Foi internado diversas vezes pelo pai em sanatórios. Nestas internações, chegou a ser submetido a eletrochoques e, por alguns anos, ficou afastado do meio musical. Lanny  voltou para os palcos em meados de 1980 com trabalhos esporádicos, tocando com nomes como Aguilar e a Banda Performática, Itamar Assumpção e Chico César.

Publicidade

Mesmo nos tempos em que ficou afastado dos grandes palcos, Lanny continuou a estudar guitarra, tocando diariamente de seis a oito horas.Em 2001, graças a Luiz Calando, produtor e o dono da loja de discos Baratos Afins foi lançado o CD autoral “Lanny Gordin, com 11 faixas extraídas de 23 fitas gravadas durante suas aulas com o lendário guitarrista. Em 2016, Lanny passou a enfrentar os sintomas mais graves da síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune e ficou acamado. Lanny morreu no dia em que completaria 72 anos.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.