Depois de 22 anos de carreira, atuando na National Football League NFL, liga de futebol americano nos EUA, o quarterback Tom Brady, de 44 anos, anunciou nesta terça-feira (1) sua aposentadoria dos gramados.
No sábado (29), a notícia já tinha sido divulgada pela própria liga em mensagem publicada nas redes sociais, mas o jogador não tinha se posicionado quanto a isso. Brady jogava pelo Tampa Bay Buccaneers, e fez uma publicação em seu Twitter, dizendo se tratar de uma decisão muito difícil de ser tomada e anunciada.
“Isso é algo difícil para eu escrever, mas vamos lá: não vou fazer o comprometimento competitivo [necessário para jogar em alto nível] novamente”, disse Brady. “Eu amei minha carreira na NFL e agora é o momento de focar meu tempo e energia em outras coisas que requerem minha atenção.”
Nas mensagens, além de agradecer seus companheiros de time, os dirigentes e funcionários dos Buccaneers, da cidade de Tampa, no estado da Flórida, ele também expressou seu amor e carinho pela sua família.
“Eu nunca poderia ter esperado receber o tempo e energia que vocês me deram nos últimos 30 anos no football. Nunca poderei retribuir o suficiente. Então, saibam que eu amo muito vocês.”
Uma das mensagens foi direcionada para sua mulher, a ex-modelo brasileira Gisele Bündchen, e para os filhos Jack, Benny e Vivi.
“Vocês são minha inspiração. Nossa família é minha maior conquista. Eu sempre saí dos gramados e voltei para casa onde tinha a esposa mais amável e apoiadora e que fez TUDO para nossa família de forma a me permitir atingir novas conquistas profissionais – e não há palavras para expressar o que você significa para mim e nossa família”, escreveu. “Te amo, amor da minha vida”, disse Brady, com uma mensagem em português para Gisele.
Carreira de sucesso
Brady, com 44 anos, é o jogador com o maior número de títulos na história do futebol americano. Entre os títulos do Super Bowl, seis foram como New England Patriots e um com o Tampa Bay Buccaneers.
Ele foi eleito cinco vezes ao MVP (jogador mais valioso, na sigla inglês) do Super Bowl, três vezes MVP da temporada regular e duas vezes Jogador Ofensivo do Ano na NFL. Ele ainda foi 15 vezes indicado para o Pro Bowl, seis vezes para o All Pro (termo usado para formar uma “seleção da temporada”) e acumula 243 vitórias na carreira.
Brady também acumula além de títulos, outros recordes:
Mais jardas aéreas na carreira: 84.520
Mais passes para touchdown na carreira: 624
Mais vitórias por um quarterback: 243
Mais passes completos na carreira: 7.263
“Futuro Amador”
Brady diz que fora dos gramados da NFL, está feliz pelos próximos projetos e empresas dos Eagles. “O futuro é animador. Sou feliz por ter co- fundado empresas incríveis como @autograph.io, @bradybrand e @tb12sports que estou empolgado para ajudar a crescer, mas com meus dias serão ainda é algo que está em definição”, tuitou.
“Vou decidir no dia a dia. Mas sei que quero passar muito tempo me dedicando aos outros e tentando enriquecer as vidas de outras pessoas tanto quanto fizeram por mim.”
— Tom Brady (@TomBrady) February 1, 2022