NFL

GOAT: Como Patrick Mahomes disputa o título de melhor de todos os tempos com Tom Brady?

O eterno camisa 12 do New England Patriots e do Tampa Bay Buccaneers se aposentou com quase 46 anos. Selecionado na posição de número 199 do Draft de 2000, o jogador da Universidade de Michigan tinha somente 22 anos quando entrou na liga

goat-como-patrick-mahomes
Patrick Mahomes – Crédito: Chris Unger/Getty Images

Três vezes eleito o MVP da temporada da NFL e sete vezes campeão da liga, sendo o jogador com mais vitórias em Super Bowl na história, Tom Brady é incontestavelmente o GOAT (Greatest Player of All Time, ou Melhor Jogador de Todos os Tempos, em tradução livre) do futebol americano. Mas, será que seu posto está ameaçado?

Publicidade

O eterno camisa 12 do New England Patriots e do Tampa Bay Buccaneers se aposentou com quase 46 anos. Selecionado na posição de número 199 do Draft de 2000, o jogador da Universidade de Michigan tinha somente 22 anos quando entrou na liga. Em 24 anos atuando no profissional, Brady conquistou sete anéis, mais do que qualquer outro jogador (ou time) da história. Somente Bill Belichick, seu antigo treinador, tem mais títulos, com oito, sendo seis como head coach dos Patriots e dois como coordenador defensivo do New York Giants.

É quase que indiscutível não colocar Brady como o maior jogador de todos os tempos. Além de seus infinitos anéis, é o quarterback com a maior quantidade de passes para touchdown em Super Bowls (21) e em pós-temporada (86). Venceu 251 jogos, concedeu 649 touchdowns e lançou para 89.214 jardas na temporada regular. Em playoffs, venceu 35 jogos e anotou 88 touchdowns.

A lista de prêmios e recordes do camisa 12 é extensa. Foi o primeiro jogador a conquistar um título da NFL em três décadas diferentes. O primeiro quarterback a ser titular e vencer o SB nas duas conferências da liga. O primeiro atleta a conquistar um troféu depois dos 40 anos. Mais vitórias em SB do que qualquer outra franquia, mais vitórias nos playoffs do que 27 times. Os números são impressionantes.

Publicidade

Patrick Mahomes e a possibilidade de ser maior que Tom Brady

Com 28 anos de idade, Patrick Mahomes foi selecionado pelo Kansas City Chiefs no Draft de 2017, ainda na primeira rodada, na 10ª escolha geral. Nesses sete anos na liga, chegou cinco vezes ao Super Bowl e venceu três delas. Sendo eleito MVP das finais nas três. Até agora, atuou em 114 jogos, contando temporada regular e playoffs.

Na temporada regular, lançou para 28,424 jardas em 2,386 passes completados, de 3,590 tentados. Além disso, passou para 219 touchdowns. Correndo, Mahomes se destaca. Foram 374 tentativas de corrida, com 1,936 jardas conquistadas, além de 12 touchdowns anotados.

Publicidade

Já na pós temporada, também impressiona. São 456 passes completados, em 672 tentados, lançando para 5,135 jardas e 41 touchdowns. Correndo, foram 90 corridas tentadas, 524 jardas conquistadas e cinco touchdowns anotados.

Comparações entre Tom Brady e Patrick Mahomes

Em suas primeiras seis temporadas, Tom Brady conseguiu conquistar o seu primeiro título já na segunda. Enquanto Patrick Mahomes, levou o Kansas City Chiefs à glória no terceiro ano. Mas, se olhar mais de perto, é possível argumentar que o camisa 15 teve um começo mais rápido que o camisa 12.

Publicidade

Mahomes tem mais aparições em jogos da AFC Championship, mais vitórias, mais MVPs, mais All-Pros, mais jardas de passe e touchdowns, melhor porcentagem de acertos e menos interceptações. Com 28 anos, o camisa 15 surpreende e faz com que todos pensem ser possível alcançar Brady.

Publicidade

Uma breve comparação de suas primeiras sete temporadas:

Vitórias no Super Bowl: Brady 3, Mahomes 3.

MVPs do Super Bowl: Brady 2, Mahomes 3.

Jogos do Campeonato AFC: Brady 3, Mahomes 6 (consecutivos).

Campeonatos AFC: Brady 3, Mahomes 4.

Prêmios MVP da NFL: Brady 0, Mahomes 3.

Equipes All-Pro: Brady 1, Mahomes 4.

Recorde da temporada regular: Brady 70-26, Mahomes 73-22.

Jardas de passe: Brady 21,564, Mahomes 24,241.

Hoje em dia, Patrick Mahomes atua em uma liga muito mais dedicada ao passe, trabalhando com Andy Reid, um treinador mais criativo e muito menos conservador do que Bill Belichick. Mas, caso aguente o mesmo tanto de tempo jogando que Tom Brady, é possível que o camisa 15 aproveite as próximas (possíveis) 15 temporadas para conquistar os restantes quatro anéis que lhe faltam para empatar com o eterno camisa 12. Será que o ‘Baby GOAT’ um dia assumirá o posto de GOAT?

* Texto originalmente publicado no SportBuzz.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.