
O governo do Estado publicou nesta terça-feira (4) no Diário Oficial a homologação do resultado do processo de concessão do Complexo Maracanã, que inclui o Estádio Mário Filho, o Maracanã e o ginásio Maracanãzinho. O consórcio vencedor foi o Fla/Flu, composto pelos clubes Flamengo e Fluminense, que assumirá a gestão, operação e manutenção do complexo esportivo pelos próximos 20 anos.
Segundo a reportagem da Agência Brasil, com a apresentação da melhor proposta técnico-financeira, o consórcio atingiu a nota final de 120,2 pontos, oferecendo uma outorga anual de mais de R$ 20 milhões, conforme informou o governo do estado.
O governador Cláudio Castro destacou que o encerramento da licitação garantiu um processo transparente e muito eficaz para o desenvolvimento do esporte e da cultura no Rio de Janeiro. “O vencedor deverá administrar e investir no complexo esportivo, e o Governo do Estado vai acompanhar de perto essa gestão”, afirmou na nota divulgada pelo governo.
Agora que a licitação foi concluída, o governo estadual iniciará um processo de transição e preparação para a assinatura do contrato, antes da entrega oficial do complexo ao novo concessionário.
O secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, informou na nota: “Nossa equipe técnica vai preparar a documentação e orientar o novo concessionário nesse processo. Seguimos todas as etapas e buscamos garantir o desenvolvimento econômico deste importante equipamento esportivo do país”.
O processo de concessão contou também com a participação do Consórcio Maracanã para Todos, formado pelo clube Vasco da Gama e pela WTorre Entretenimento e Participações Ltda, além da empresa RNGD Consultoria de Negócios Ltda.
Para aqueles interessados em conferir o resultado final, com as classificações e todas as informações sobre o certame, é possível acessar o site.