Comitê Olímpico

IA apagará publicações abusivas contra atletas nos Jogos, diz COI

O Comitê Olímpico Internacional implantará inteligência artificial para bloquear qualquer insulto nas mídias sociais direcionado a 15.000 atletas e autoridades

O COI implantará inteligência artificial para bloquear qualquer insulto nas mídias sociais direcionado a 15.000 atletas e autoridades
IA apagará publicações abusivas contra atletas nos Jogos, diz COI – Crédito: Reuters / Gonzalo Fuentes / Direitos reservados / via Agência Brasil

O Comitê Olímpico Internacional implantará inteligência artificial para bloquear qualquer insulto nas mídias sociais direcionado a 15.000 atletas e autoridades nos Jogos Olímpicos de Paris no próximo mês, disse o presidente Thomas Bach nesta sexta-feira (14).

Publicidade

Os Jogos estão sendo realizados em meio às guerras na Ucrânia, após a invasão da Rússia em 2022, e entre o Hamas e Israel em Gaza – eventos que já levaram a casos de abuso nas redes sociais.

As Olimpíadas começam em 26 de julho com mais de 10.500 atletas competindo em 32 esportes, e espera-se que gerem mais de meio bilhão de engajamentos nas mídias sociais durante os 16 dias do evento, de acordo com o COI.

“O COI usará a IA em Paris em diferentes áreas”, disse Bach em uma entrevista coletiva. “Uma delas é a proteção, já que esperamos meio bilhão de publicações nas mídias sociais durante esses Jogos. Se alguém levasse apenas um segundo para ler cada postagem, levaria 16 anos para analisá-las”, afirmou ele. “Em vez disso, o COI fornecerá uma ferramenta proativa de IA para proteger os atletas contra o abuso cibernético. Essa ferramenta de IA oferece monitoramento extensivo, abrangendo 15.000 atletas e dirigentes. Isso apaga automaticamente as publicações abusivas para proteger os atletas.”

De acordo com a Agência Brasil, os atletas russos e bielorrussos não competirão sob sua bandeira, mas foram autorizados a participar apenas como neutros, o que irritou Moscou.

Publicidade

As medidas abrangerão todos os tipos de abuso, não apenas ataques políticos. O COI não deu detalhes sobre o tipo de acesso que os atletas deveriam dar às suas contas.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.