Clash of the Titans

Lutador de boxe morre após nocaute em sua primeira luta profissional

Sherif Lawal desmaiou durante combate contra Malam Varela, após ser atingido na têmpora, no último domingo (12)

O lutador de boxe Sherif Lawal morreu no ringue enquanto fazia sua primeira luta como profissional, após desmaiar no ringue.
Sherif Lawal – Crédito: Reprodução/Instagram

O lutador de boxe Sherif Lawal morreu no ringue enquanto fazia sua primeira luta como profissional, após desmaiar no ringue do Harrow Leisure Centre, em Londres. Com apenas 29 anos, o peso-médio desmaiou durante combate contra Malam Varela, após ser atingido na têmpora, no último domingo (12).

Publicidade

O árbitro Lee Every iniciou a contagem para nocaute, mas interrompeu ao perceber a gravidade da condição do jovem pugilista britânico. Manobras de ressuscitação e o uso de um desfibrilador foram necessários no ringue por aproximadamente 20 minutos, antes de Lawal ser transportado para o Hospital Northwick Park, onde foi declarado morto.

O confronto de Sherif Lawal marcava a abertura da noite no evento “Clash of the Titans”, porém toda a programação foi cancelada devido ao trágico incidente. Segundo uma fonte do jornal The Sun, o peso-médio foi atingido no final do terceiro round e ainda retornou para o último, quando caiu sozinho, agachado.

Repercussão no mundo do boxe

“Este foi um incidente trágico e minhas profundas condolências vão para a família de Sherif. É um momento difícil para todos os envolvidos na fraternidade do boxe e estamos tentando absorver o que aconteceu. Ninguém quer ver algo assim em nenhum esporte. Sherif era um grande boxeador e um grande homem. Agora está nas mãos do Conselho e eles vão avaliar o incidente”, disse Costakis Evangelou, promotor do Clash of The Titans, em entrevista ao The Sun.

Publicidade

O lutador profissional britânico Tyson Fury também prestou homenagem especial a Sherif Lawal após ouvir a notícia de sua morte, destacando a natureza perigosa do esporte. “Quando você vem a este mundo [boxe], você sabe que é um esporte perigoso. (…) É como quem salta de paraquedas, por vezes o paraquedas não abre e caem no chão. Isso não impede que todos saltem de paraquedas”, compartilhou Fury.

Sherif Lawal, nascido em Islington, Londres, praticava boxe desde 2018. No ano anterior, participou do Campeonato Nacional de Elite, antes de se profissionalizar no início de 2024.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.