O lateral do Fluminense, Marcelo, foi vítima de comentários racistas em uma publicação compartilhada pela Conmebol em suas redes sociais sobre a grande decisão da Libertadores, que acontece neste sábado, 4, entre o tricolor carioca e o Boca Juniors. Torcedores responderam a postagem com emojis de macacos e bananas.
No começo desta semana, uma publicação feita pela página do Fluminense também foi alvo do mesmo tipo de conteúdo, sendo atacada por argentinos. O Boca Juniors emitiu um comunicado orientando os xeneizes que estão no Brasil a evitar gestos e cantos racistas, alertando que é um crime grave com prisão de um até cinco anos de retenção.
Marcelo é alvo de ofensas racistas em postagem da Conmebol.#MeiaHora #Marcelo #Conmebol #Racismo https://t.co/beOjrf8a6F
— Jornal Meia Hora (@meiahora) November 3, 2023
Os episódios de racismo estão sendo utilizados por parte da torcida do Fluminense como justificativa para os conflitos que estão sendo registrados no Rio de Janeiro. Alguns torcedores argentinos e brasileiros se envolveram em uma confusão na praia de Copacabana, fazendo a Conmebol convocar uma reunião a fim de discutir até mesmo um adiamento e mudança no local da partida.