goleada!

Ministério do Esporte marca presença nas finais da Taça das Favelas

O evento foi promovido pela Central Única das Favelas (Cufa), maior torneio de futebol entre favelas do mundo teve suas finais masculina e feminina

taça-favelas
(Crédito: Mariana RaphaelMEsp

 

Publicidade

Foi com muita bola na rede que a etapa goiana da Taça das Favelas foi finalizada neste sábado (18), na capital do estado. Na final feminina, o Monte Azul duelou contra o Gentil Meireles, que, em uma partida marcada pela garra das atletas, assinalou sete gols contra somente um da equipe adversária. No masculino, o time da comunidade Quilombola Boa Nova desafiou o atual campeão, o Orlando de Morais, que ficou com o bicampeonato ao fechar o placar, numa vitória incontestável, em 4×1.

O ministro do Esporte, André Fufuca, esteve presente no Estádio Antônio Accioly, casa do Atlético Clube Goianiense, juntamente com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Eles foram recebidos pelo presidente da Cufa em Goiás, Breno Cardoso.

“Esse é um evento de inclusão, de fortalecimento do esporte amador e, acima de tudo, de fortalecimento do esporte como uma moeda de esperança, de construção de um futuro melhor para todos. O resultado será sem sombra de dúvida, um esporte mais forte, um futebol mais aguerrido, de sonhos que se tornarão realidade. É para isso que a gente trabalha no Ministério do Esporte, para que ele auxilie na realização e na construção de esperança para o nosso país”, destacou o ministro.

O governador Ronaldo Caiado parabenizou a CUFA pelas ações em prol do esporte e da inclusão em várias comunidades. “É muito importante a orientação da CUFA, buscando esses jovens que moram em bairros mais periféricos nas cidades e dando mais oportunidades. É impressionante o quanto isso inclui esses jovens numa nova perspectiva de vida. Cada um aqui é formador de opinião, cada um aqui será uma referência na sua comunidade, com pessoas qualificadas nas mais diversas áreas”, avaliou o governador.

Publicidade

O presidente da CUFA, Breno Cardoso, ressaltou que o dia foi marcante para os atletas, que muitas vezes não contam com oportunidades. “É motivo de muita alegria para nós, pois temos a oportunidade de gerar protagonismo pra periferia. Hoje temos um palco para mostrar que nesses territórios tem talento, nesses territórios tem muita gente em potencial que muitas vezes estão escondidas”.

A Cufa é uma organização não governamental brasileira reconhecida nacional e internacionalmente, com atuação nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Fundada há mais de 20 anos, promove há mais de 10 anos a Taça das Favelas, que é o maior torneio de futebol entre comunidades e periferias do mundo. São mais de 400 mil jovens em todo o país, em Goiás são mais de 25 mil.

A Taça das Favelas se consolidou como um dos promotores da inclusão social através do esporte ao fortalecer a cultura de paz e fomentar a integração entre as comunidades, ressignificando os territórios e fortalecendo a autoestima da  juventude nas periferias.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.