DESPEDIDA DO ÍDOLO

Morte de Pelé repercute entre políticos e autoridades

Discussões políticas à parte, representantes políticos e de instituições públicas se uniram no luto pela perda do rei do futebol.

morte-de-pele-repercute-entre-politicos-e-autoridades
Representantes de diversos partidos e instituições públicas lamentaram a morte do ídolo brasileiro (Crédito: Reprodução/ Twitter)

Políticos e autoridades brasileiras já se manifestaram sobre a morte do rei do futebol, Pelé, anunciada há pouco. A disputa política dos últimos meses foi deixada de lado enquanto representantes de diversos partidos e posicionamentos políticos se solidarizaram e demonstraram seus sentimentos em relação à partida do ídolo.

Publicidade

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva publicou imagens ao lado do craque e um texto emocionado sobre sua admiração pelo rei do futebol em seus perfis oficiais do Instagram e do Twitter. “Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol. Confesso que tinha raiva do Pelé, porque ele sempre massacrava o meu Corinthians. Mas, antes de tudo, eu o admirava. E a raiva logo deu lugar à paixão de vê-lo jogar com a camisa 10 da Seleção Brasileira. Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele. Por mais diferente do português que fosse o idioma, os estrangeiros dos quatros cantos do planeta logo davam um jeito de pronunciar a palavra mágica: “Pelé”. Pelé nos deixou hoje. Foi fazer tabelinha no céu com Coutinho, seu grande parceiro no Santos. Tem agora a companhia de tantos craques eternos: Didi, Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Maradona… Deixou uma certeza: nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé”, escreveu.

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), fez uma declaração em coletiva de imprensa sobre setor da Saúde no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da Transição. “Triste notícia o falecimento do nosso rei Pelé. Meu time no santos futebol clube, o peixe teve o maior ataque de todos os tempos. Nosso carinho, nossas orações ao querido Pelé, campeão do mundo na copa de 58, 62, 70, um atleta completo, nosso carinho, sentimentos, orações e sentimentos a familiares e fãs.”

Mais tarde, Alckmin também prestou homenagem a Pelé em sua conta no instagram Uno-me ao mundo todo na homenagem ao rei Pelé. Pelé representou não apenas a genialidade na prática futebolística, mas também a concretização do sonho de um jovem brasileiro que deixou seu nome e de seu país na história. Meus sentimentos à família, amigos e a todos os fãs e admiradores do rei”, publicou.

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Geraldo Alckmin (@geraldoalckmin_)

Publicidade

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, publicou uma foto ao lado de Pelé e escreveu “Pelé, o gênio da bola, que encantou e só trouxe muita felicidade ao Brasil, agora nos faz chorar. Descanse em paz, querido amigo: hoje você nasce para a eternidade!”.

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, fez uma série de tuítes lamentando a morte do jogador. “O Rei Pelé nos deixou. O mais magistral jogador de futebol que o mundo viu nos gramados e que elevou o nome do Brasil por onde passou. Interrompeu guerras e conflitos com a bola nos pés e a mensagem da paz. Neste momento de tristeza, o que conforta, entre tantos exemplos deixados por Edson Arantes do Nascimento, é ter a certeza do encantamento proporcionado pelo mineiro de Três Corações, que tornou o futebol algo mágico para todos os fãs do esporte. Meus sentimentos aos familiares, aos milhares de admiradores e aos amigos do Rei Pelé.” 

Outro representante do Congresso Nacional, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados , comentou a partida do craque. “O Brasil e o mundo lamentam a morte do nosso eterno Camisa 10, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Ao me solidarizar com a família, transmito, em nome da Câmara dos Deputados, um tributo a esse símbolo que honrou e dignificou o Brasil e seu povo. O rei do futebol para todo o mundo. O homem Pelé nos deixa. O eterno Pelé viverá para sempre.”

O perfil oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) no Twitter fez uma pequena homenagem ao jogador. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT) e Fernando Haddad (PT) também comentaram o ocorrido na rede social.

O governador reeleito do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), também fez uma série de tuítes falando sobre a morte de Pelé. “O mundo perdeu hoje uma das personalidades mais emblemáticas de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, era sinônimo de atleta. Considerado o Rei do Futebol, ele certamente ficará marcado como um dos brasileiros mais conhecidos mundo afora. Com a bola nos pés, foi tricampeão mundial, entre outras dezenas de títulos conquistados, e anotou mais de 1.280 gols. Além das marcas nunca alcançadas, Pelé eternizou jogadas incríveis que jamais sairão da memória dos apaixonados pelo esporte mais popular do planeta. Neste momento de profunda dor e tristeza em todo o mundo, manifesto meu pesar a familiares, amigos e fãs desta referência mundial no futebol.” 

Márcio França (PSB), que não conseguiu se eleger como Senador por São Paulo mas passa a comandar o Ministério dos Portos e Aeroportos no novo governo, publicou uma foto de Pelé ainda como camisa 10 da Seleção. O Rei Pelé fez o Brasil ser conhecido e reconhecido no resto do mundo, parou uma guerra e alcançou tudo que um atleta podia. Brilhou com a 10 do Santos e da Seleção. Tive a sorte de torcer por ele vestindo as duas camisas. O Edson, homem de três corações se vai, Pelé é eterno! Assisti pessoalmente a sua despedida do Santos e estive com ele como Prefeito e Secretário de Estado. Um privilégio imortal para mim, que recebi, pessoalmente, uma de suas camisas, que guardo com muito carinho”, escreveu.

O governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), escreveu: “O futebol perde hoje um dos maiores ídolos da sua história. Pelé foi rei dentro e fora de campo. Uma história e um legado reconhecido mundialmente, admirado por gerações e que vai deixar muitas saudades. Meus sentimentos aos familiares e amigos do nosso eterno rei e camisa 10.”

O futuro ministro do Desenvolvimento Agrário e deputado eleito, Paulo Teixeira (PT-SP) lamentou no Twitter: “Adeus Pelé! O Brasil se despede do maior jogador de futebol do mundo. O maior atleta de todos os tempos!”.

Fábio Faria (PP-RN), deputado e ex-ministro das Comunicações disse: “O Rei Pelé, Rei do Futebol, que conquistou o mundo e deu muitas alegrias ao Brasil, acaba de falecer. Grande perda ao Brasil e aos brasileiros. Meus sentimentos aos amigos e familiares. O craque chega ao céu.”

A ex-ministra da agricultura e senadora eleita, Tereza Cristina (PP-MS), também prestou homenagem no Twitter. Uma perda inestimável! @Pele, o Rei do Futebol, trouxe tanta alegria a todos nós! Foram mais de mil gols, três Copas do Mundo. Sempre levando o #Brasil ao topo do esporte! Descanse em paz, Edson Arantes do Nascimento. O mundo nunca vai te esquecer! Meus sentimentos aos familiares”.

O filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) publicou: “O maior jogador da história do futebol nos deixou! Descanse em paz, Rei! Muito obrigado pelas alegrias que trouxe ao país! Meus sentimentos aos amigos, familiares e torcedores!”.

Renan Calheiros, senador por Alagoas falou em realeza ao homenagear Pelé. Se despediu hoje a mais elevada realeza brasileira. Um gênio, mestre de muitas artes, maestro da habilidade e ícone de nossas maiores paixões. @Pele ascendeu ao mundo dos imortais e está reluzindo entre os deuses. A vida o glorificou, a morte o sublimará.”

O segundo deputado federal eleito mais votado do Brasil, Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi enfático, “PELÉ ETERNO: 1283 gols. 3 titulos mundiais. O maior da história. Vá em paz, Edson Arantes do Nascimento!” 

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) publicou a foto de Pelé com uma assinatura dedicada a ela. “Dia muito triste para o Brasil. Perdemos nosso maior ícone do futebol, nosso rei Pelé, que foi pioneiro em muita coisa e nos deu muita alegria e orgulho. Pelé não era soberano apenas nos campos. Desde sempre, pensou na Educação do nosso país e promovia a saúde, incentivando a vacinação de nossas crianças. Era um ídolo que sabia o peso de sua responsabilidade e a carregava com maestria e muito amor. Tive a honra de ganhar uma camisa desse mestre e guardo esse presente com o maior orgulho do mundo. Deixo meu carinho à família do nosso querido Pelé. E que o nosso país tenha força para encarar mais essa, porque um Brasil sem Pelé é um Brasil mais triste. Órfão de um herói”, escreveu.

O deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) publicou: O futebol perdeu hoje o seu Rei. Pelé, o maior jogador da história, nos deixa aos 82 anos. Tricampeão mundial com a seleção brasileira estava internado havia um mês para tratamento de um câncer. Obrigado por tudo majestade e que Deus conforte os nossos corações.”

André Janones, deputado federal pelo Avante-MG disse que Pelé foi “O maior jogador de futebol de todos os tempos. Para sempre, o nosso Rei Pelé, do Brasil para o mundo. Que descanse em paz e que Deus conforte o coração dos fãs e familiares e amigos!”

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.