O Guiness World Records premiou o time de futebol Al-Hilal, da Arábia Saudita, por uma sequência histórica de vitórias na temporada 2023/24. O clube alcançou a marca de 34 triunfos seguidos entre setembro de 2023 e abril 2024. Na cerimônia de premiação, que aconteceu na última sexta-feira (30), o atacante Neymar foi um dos representantes do time.
Nesta quinta-feira (30), a página oficial do Guiness publicou fotos da celebração nas redes sociais, na qual Jorge Jesus, o técnico do clube, e Neymar, receberam a placa de premiação. Veja:
Ver essa foto no Instagram
Os comentários da publicação entraram em um tema polêmico, discutindo se Neymar seria a pessoa certa para receber o prêmio. O jogador sofreu grave lesão no joelho e acabou afastado do campo pela maior parte da temporada, jogando apenas duas partidas.
Este prêmio foi concedido ao Al-Hilal após o time superar a marca do The New Saints, clube do País de Gales, quando venceu 27 jogos seguidos na temporada de 2016. A atuação do time no Campeonato Saudita, o Sauditão, foi expressiva: foi campeão nacional, terminando a temporada com 96 pontos, depois de ter conquistado 31 vitórias e três empates em 34 jogos.
A primeira derrota do Al-Hilal veio apenas no dia 17 abril deste ano, durante semifinal da Champions League da Ásia, quando perdeu de 4 a 2 para o Al Ain, clube dos Emirados Árabes. No jogo de volta, o time recordista até venceu, mas acabou sendo eliminado.
Al-Hilal é o primeiro da lista de vitórias consecutivas
Com a premiação, o Al-Hilal se tornou o clube com maior número de vitórias consecutivas. Na lista das cinco maiores sequências, duas pertencem ao The New Saints e outras duas ao Ajax, clube holandês. O time brasileiro com a melhor colocação é o Coritiba, em 6° lugar, devido às 24 vitórias conquistadas em 2011.
Confira a lista:
- Al-Hilal (Arábia Saudita) – 34 vitórias em 2023/24
- The New Saints (País de Gales) – 27 vitórias em 2016
- Ajax (Holanda) – 26 vitórias em 1971/72
- The New Saints (País de Gales) – 26 vitórias em 2023/24
- Ajax (Holanda) – 25 vitórias em 1995
- Coritiba (Brasil) – 24 vitórias em 2011
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini