E NÃO CORES DA SUA BANDEIRA

Por que a Austrália usa verde e amarelo nos Jogos Olímpicos?

Embora estas não estejam representadas na bandeira nacional, elas têm um significado especial que vale a pena ser explorado

Embora o verde e amarelo não estejam representados na bandeira nacional, as cores têm um significado especial que vale a pena ser explorado
Embora o verde e amarelo não estejam representados na bandeira nacional, as cores têm um significado especial que vale a pena ser explorado – Crédito: Reprodução / Comitê Olímpico Australiano

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão se aproximando e a cada edição novos detalhes atraem a atenção dos aficionados. Um desses detalhes é o uniforme da delegação australiana, que mais uma vez opta por utilizar as cores verde e amarelo. Embora estas não estejam representadas na bandeira nacional, elas têm um significado especial que vale a pena ser explorado.

Publicidade

Para quem não está familiarizado, azul, branco e vermelho são as cores que estampam a bandeira da Austrália, o maior país da Oceania. No entanto, nos Jogos Olímpicos, os atletas australianos são vistos usando roupas predominantemente verdes e amarelas, o que levanta perguntas sobre essa escolha de cores. A resposta está intrinsecamente ligada à cultura e à história do país.

Por que a Austrália escolher verde e amarelo?

O verde e o amarelo não foram escolhidos aleatoriamente para os uniformes australianos; essas cores têm um forte simbolismo cultural e natural. Segundo o site oficial do governo australiano, o verde faz alusão à Acácia delbata, uma árvore nativa de Sydney, mas que pode ser encontrada em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Este tipo de vegetação é tão emblemático que se tornou um símbolo nacional.

Por outro lado, o amarelo representa dois aspectos distintos: a beleza das praias australianas e as riquezas minerais do país. A combinação dessas cores reflete um equilíbrio entre a natureza e os recursos do território australiano, proporcionando uma identidade única e imediatamente reconhecível nas competições internacionais.

Publicidade

É interessante notar que a combinação de verde e amarelo foi reconhecida oficialmente pelo governo australiano apenas em 1984. No entanto, os atletas do país já usavam essas cores desde o final dos anos 1800. Antes disso, era comum ver delegações australianas utilizando azul, verde e dourado em suas vestimentas. Raramente as cores da bandeira oficial eram utilizadas, o que fazia com que esta escolha fosse ainda mais peculiar.

A escolha das cores dos uniformes pode parecer um detalhe superficial, mas tem um grande impacto psicológico tanto nos atletas quanto nos espectadores. Vestir uma combinação de cores que represente orgulhosamente elementos naturais e culturais do país pode proporcionar um senso adicional de pertencimento e motivação.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.