
As próximas pesquisas eleitorais sobre o cenário político de São Paulo devem sair ao longo desta semana. O Datafolha, da Folha de S. Paulo, e o Quaest, da TV Globo, irão revelar as intenções de voto do eleitorado na capital paulista após o candidato José Luiz Datena (PSDB) agredir Pablo Marçal (PRTB) durante o debate da TV Cultura no domingo.
Quando saem as pesquisas?
A data prevista para a divulgação dos resultados da Quaest é quarta-feira (18), um dia depois da finalização das 1.200 entrevistas presenciais. De acordo com o último levantamento do instituto, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) passou de 19% para 24% das intenções de voto, criando uma vantagem numérica contra Pablo Marçal.
O empresário, por sua vez, também avançou. Foi de 19% a 23%, ficando à frente dos 21% de Guilherme Boulos (PSOL). Na última edição, Datena apareceu com 8%, valor que o deixou empatado com Tabata Amaral (PSB).
Já o Datafolha mais recente, divulgado na última quinta-feira, apontou para uma liderança disputada por Nunes, com 27%, e Boulos, com 25%. Marçal ficou em terceiro, com 19% das intenções de voto. Datena obteve 6%, em mais um empate técnico com Tabata Amaral. A expectativa é que o novo levantamento seja divulgado na quinta-feira (19), após a realização de 1.204 entrevistas.
Após o debate
Os resultados irão revelar a reação do eleitorado ao incidente de agressão envolvendo Datena e Pablo Marçal. Após uma série de insultos e provocações, Datena arremessou uma cadeira contra o empresário. Marçal havia citado uma acusação de assédio sexual contra o apresentador.
Já Datena respondeu que o adversário estava fazendo acusações e calúnias contra ele.Em seguida, Marçal disse que Datena não sabia o que estava fazendo e o chamou de “arregão”. Ele citou o debate da TV Gazeta, em 8 de setembro, quando o candidato do PSDB se aproximou do seu púlpito.
Depois do ocorrido, a transmissão do encontro foi temporariamente interrompida. Imagens dos bastidores mostram xingamentos entre os dois, além de várias pessoas separando os candidatos.
Datena foi expulso do debate, e Marçal foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, de onde terá alta na manhã desta segunda-feira (16). O hospital ainda não divulgou o laudo sobre o estado de saúde do candidato, porém, de acordo com sua equipe, ele teve uma fratura na costela e está com o braço imobilizado. Além disso, registrou um boletim de ocorrência por injúria e lesão corporal contra o apresentador.