Luka Doncic

Qual a diferença entre o NBA e o basquete europeu? Astro do Mavs faz comparação

O astro teve uma participação limitada no jogo, porém, permaneceu no centro das atenções, já que o confronto envolvia as duas equipes pelas quais ele atuou como jogador profissional

Luka Doncic irá desfalcar o Dallas Mavericks nas próximas partidas da temporada, depois que o jogador sofreu uma lesão na coxa
Luka Doncic se lesiona, desfalca Dallas Mavericks – Créditos: Getty Images

Na quarta-feira (10), o Real Madrid saiu vitorioso em um jogo amistoso contra o Dallas Mavericks, realizado na Espanha. Luka Doncic, que foi revelado pelo clube europeu, abordou as distinções entre a NBA e o basquete do continente europeu. O astro teve uma participação limitada no jogo, porém, permaneceu no centro das atenções, já que o confronto envolvia as duas equipes pelas quais ele atuou como jogador profissional.

Publicidade

Em uma das entrevistas realizadas na Espanha, Luka Doncic discutiu sua ligação com sua antiga equipe e prosseguiu com suas análises comparativas entre a NBA e o basquete europeu.

“Acho que é um tipo de basquete muito diferente. No final você tem uma quadra mais larga e a linha de três pontos fica mais distante. Mas na Europa você joga mais em equipe. Acho que não há muitas jogadas na NBA. Então, o coletivo é muito importante”, declarou.

De fato, esta não é a primeira ocasião em que Doncic realiza comparações entre os dois estilos de jogo. No ano de 2022, durante uma entrevista no podcast de JJ Redick, ele afirmou que é mais simples marcar pontos na NBA.

“Eu vou dizer uma coisa: é 100% mais fácil fazer 30 pontos na NBA do que na Europa”, relatou. “É por causa das regras diferentes, mas existem vários fatores. O basquete europeu é mais coletivo, tem mais táticas, mas é muito diferente. A quadra é menor, as faltas são diferentes, as regras são diferentes. Tudo é diferente, mas você ainda tem menos tempo. Pontuar é mais fácil na NBA por causa dessas regras, do tempo”.

Publicidade

Luka Doncic também fez uma analogia interessante. Na temporada 2023/24, a NBA introduzirá pela primeira vez uma Copa realizada durante o meio da temporada, dando vida a um projeto antigo. Nesse contexto, ele notou semelhanças entre essa competição e os torneios que ocorrem na Espanha.

“Joguei a Copa do Rei aqui. É algo especial para mim. Não sei como será na NBA. É o primeiro ano que eles fazem isso. Ainda não sei as regras e como está tudo construído. Mas acho que será bom. E é bom que sempre haja chances de vitória”, brincou ele.

Doncic comenta possibilidade de volta a basquete europeu

Publicidade

O jogador, que está há cinco temporadas na NBA, ainda relatou que se algum dia retornar ao basquete europeu, será para defender o Real Madrid:

“Se um dia voltar à Europa, certamente voltarei a Madrid, isso é 100%. Não sei como será o futuro, mas se voltar, certamente será para o Real Madrid. Há meses que espero por esse encontro. Com certeza será um dos jogos mais especiais para mim. Senão o mais. Já contei muitas vezes ao Mark Cuban, e ele sempre me disse que esse jogo ia acontecer”, garantiu.

Para finalizar, Doncic expressou sua gratidão ao time que o revelou:

Publicidade

“Aprendi tudo. Conversar, estudar e jogar basquete. Se pudesse levar alguém para o Mavs, seriam alguns dos meus antigos companheiros de equipe. Rudy [Fernandez], [Sergio] Llull, algum treinador, algum fisioterapeuta”, encerrou.

*com colaboração de Savanna Machado

.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.