A NÚMERO 1

Quem é Rebeca Andrade, nossa maior medalhista olímpica da história?

Paulista de Guarulhos, a ginasta tem 1,55m, é filha de dona Rosa Santos e tem sete irmãos. Rebeca ainda arruma tempo para cursar Psicologia no período noturno

Quem é Rebeca Andrade, nossa maior medalhista olímpica da história?
Rebeca Andrade, a número 1 do Brasil na história dos Jogos Olímpicos – Crédito: COB/Reprodução

Rebeca Andrade: a ginasta entrou para sempre na história do esporte no Brasil. Ela é nossa maior medalhista olímpica de todos os tempos. Hoje, 5 de agosto de 2024, nos Jogos Olímpicos de Paris, Rebeca Andrade fez uma apresentação impecável – ou ainda, imaculada – no solo individual e ganhou a medalha de ouro.

Publicidade

A ginasta de 25 anos subiu no alto do pódio pela quarta vez em Paris ao alcançar o primeiro lugar no solo e chegou a seis conquistas. Ela teve duas medalhas em Tóquio, em 2021.

Desta forma, Rebeca superou a marca de cinco pódios dos velejadores Torben Grael e Robert Scheidt. Além disso, foi a primeira vez que um atleta do Brasil levou quatro medalhas em uma única edição dos Jogos, superando o feito dos três pódios de Isaquias Queiroz na canoagem da Rio 2016.

Saiba mais sobre Rebeca

Paulista de Guarulhos, a ginasta, nascida em 8 de maio de 1999, tem 1,55m de altura – relativamente “alta” em comparação à rival estadunidense Simone Biles, com 1,42m. Ela é filha de dona Rosa Santos e tem sete irmãos.

Ela começou a praticar ginástica artística ainda bem criança, aos quatro anos, e desde então vem conquistando e mantendo espaços que antes pareciam inatingíveis para os atletas brasileiros.

Publicidade

Em 2021, ela alcançou um feito histórico ao se tornar a primeira brasileira a ganhar uma medalha de ouro na ginástica artística nos Jogos Olímpicos, realizados em Tóquio.

Ou seja, ela foi a primeira latino-americana a se sagrar medalhista e campeã olímpica na ginástica artística feminina.

Ela foi campeã mundial em 2022, Rebeca sagrou-se campeã mundial no salto, reforçando seu status de elite no cenário internacional. Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, Rebeca ganhou várias medalhas, incluindo ouro no salto e prata no individual geral.

Publicidade

A lista de conquistas é grande e dourada. Para a ginasta que treina no Flamengo também quer se formar em Psicologia, curso que faz em seu período “livre” à noite.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.