histórico

Seleção de futebol da Palestina avança ao mata-mata da Copa da Ásia: “Determinação”

Após vitória contra Hong Kong, os palestinos contaram com a ajuda do Irã, que derrotou os EAU, e ingressaram nas oitavas de final

Mesmo com a tensão crescente no Oriente Médio, a Copa de Futebol da Ásia de 2023 mantém seu calendário. Sediada no Catar, a competição conta com seleções como a Síria e a Palestina, nações que se encontram no olho do furacão geopolítico atual.
Equipe venceu sua primeira partida na história do torneio – Créditos: X/Reprodução

Mesmo com a tensão crescente no Oriente Médio, a Copa de Futebol da Ásia de 2023 mantém seu calendário. Sediada no Catar, a competição conta com seleções como a Síria e a Palestina, nações que se encontram no olho do furacão geopolítico atual.

Publicidade

Na última rodada do grupo C, os palestinos entraram em campo com mínimas chances de classificação para as oitavas de final do campeonato. Precisavam vencer Hong Kong e torcer para o Irã derrotar os Emirados Árabes Unidos, além de calcular o saldo de gols necessário.

Porém, contra todas as chances, o esquadrão palestino, diante de milhares de apoiadores no estádio Abdullah bin Khalifa, alcançou sua primeira vitória na história do torneio, aplicando um sonoro 3 a 0 nos honcongueses e contou com a ajuda iraniana, que superou os EAU por 2 a 1.

Diversos jogadores palestinos se emocionaram no apito final. O zagueiro Mahmoud Saleh, por exemplo, um dos únicos atletas da Faixa de Gaza, caiu no chão e se acabou em lágrimas.

“Queríamos passar uma mensagem ao mundo que temos o direito de participar em qualquer grande evento de futebol. E não só para participar, mas para mostrar nossa habilidade”, afirmou o capitão do time Musab Al-Battat, em entrevista pós-jogo.

Publicidade

“A maneira como nos recuperamos nesse campeonato diz muito sobre nossa determinação, autoconfiança e fé em Deus”, comemorou a torcedora Linah al-Fatah à Al Jazeera.

Durante a partida, os torcedores palestinos entoaram gritos de apoio e pedidos de liberdade para o Estado que sofre com ataques diários do exército de Israel. “Os milhares de apoiadores no Catar e os milhões de palestinos deslocados ao redor do mundo são a nossa principal motivação”, declarou Al-Battat.

Publicidade

 

Copa da Ásia

A 18ª edição da Copa da Ásia, campeonato quadrienal, ocorre entre os dias 12 de janeiro e 10 de fevereiro. Apesar de acontecer no ano de 2024, a competição é correspondente ao ano de 2023. Devido a extremas temperaturas e à participação do Catar, país-sede, na Copa Ouro da CONCACAF, o torneio foi adiado.

Nesta edição, 24 nações competem pelo troféu. Seleções como Japão, maior campeão do torneio, Coreia do Sul, Irã e Austrália sempre postulam-se como favoritos, porém, o campeonato também é feito de histórias como a da Palestina.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.