
O Paquistão anunciou nesta segunda-feira (22) que o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian, visitará o país na próxima semana. O mistério iraniano confirmou a visita e disse que seu embaixador retomaria as funções em Islamabad na sexta-feira (26). A informação é da CNN.
A visita do ministro iraniano ao Paquistão está agendada para 29 de janeiro de 2024. Os embaixadores de ambos os países foram convidados a retornar aos seus postos até 26 de janeiro, declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Paquistão em um comunicado.
O anúncio indica esforços para melhorar as relações após os dois países trocarem ataques com mísseis na semana passada.
Os ataques visaram a Frente de Libertação Balúchi e o Exército de Libertação Balúchi, segundo o Paquistão, enquanto o Irã afirmou ter atingido militantes do grupo Jaish al Adl (JAA). As ações aumentaram a preocupação com a instabilidade na região.
O Irã alegou que nove pessoas, incluindo quatro crianças, foram mortas em seu território, enquanto o Paquistão afirmou que o ataque iraniano resultou na morte de duas crianças.
O Paquistão disse que respeita a soberania e integridade territorial do Irã, e que os ataques tiveram como objetivo garantir a segurança paquistanesa. “O Irã é um país irmão, e o povo do Paquistão tem grande respeito e afeição pelo povo iraniano”, esclareceu o Ministério das Relações Exteriores paquistanês.
Pakistani ministry of foreign affairs: Pakistan reserves the right to react on Iran’s aggression pic.twitter.com/jMLjsYQJBb
— Mossad Commentary (@MOSSADil) January 17, 2024
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini