Nesta terça-feira, 24, o melhor basquete do mundo está oficialmente de volta! Às 20h30 (de Brasília), a bola sobe para a primeira partida da temporada de 2023/24 da NBA, com um grande confronto entre o Los Angeles Lakers e os atuais campeões, Denver Nuggets. Indo para a 78º temporada, a liga norte-americana da bola laranja vive um ano de muito equilíbrio entre franquias, trocas impressionantes e muito mais.
Veja tudo que você precisa saber para poder acompanhar de pertinho os 82 jogos da temporada regular do seu time favorito e das demais equipes.
Começo da temporada e datas dos jogos
A temporada começa nesta terça-feira, 24, com os Nuggets recebendo os Lakers na Ball Arena. Ainda na mesma noite, a bola sobe para um grande duelo entre Phoenix Suns e Golden State Warriors, às 23h (de Brasília), com Kevin Durant reencontrando a equipe com a qual foi duas vezes campeão da liga.
Os jogos da temporada regular começam nesta terça-feira, 24 de outubro, e se encerram no dia 14 de abril de 2023. Já a disputa do play-in, que é uma briga por duas vagas aos playoffs entre o sétimo e o décimo colocado de cada conferência, acontecerá entre os dias 16 e 19 de abril. Os playoffs serão iniciados no dia 20 do mesmo mês e a grande final da NBA de 2023/24 tem seu primeiro jogo marcado para o dia 6 de junho.
Mas onde assistir aos jogos da NBA?
No Brasil, a NBA conta com algumas opções de transmissão, sendo elas o serviço de streaming da Amazon Prime Video e o Star+, além da ESPN, que é um canal de televisão fechado. Os dois últimos contarão com mais de 170 partidas transmitidas durante a temporada.
Times participantes
A NBA conta com 30 franquias, que são divididas nas conferências Leste e Oeste. Algumas discussões para a expansão da liga acontecem há alguns anos, mas ainda nada foi definido. Assim, temos 15 equipes para cada conferência e cada uma conta com divisões.
Conferência Leste
Divisão do Atlântico:
Philadelphia 76ers
Boston Celtics
New York Knicks
Brooklyn Nets
Toronto Raptors
Divisão Central:
Chicago Bulls
Cleveland Cavaliers
Detroit Pistons
Indiana Pacers
Milwaukee Bucks
Divisão Sudeste:
Charlotte Hornets
Atlanta Hawks
Miami Heat
Orlando Magic
Washington Wizards
Conferência Oeste
Divisão do Noroeste:
Denver Nuggets
Minnesota Timberwolves
Oklahoma City Thunder
Portland Trail Blazers
Utah Jazz
Divisão do Pacífico:
Golden State Warriors
Los Angeles Clippers
Los Angeles Lakers
Phoenix Suns
Sacramento Kings
Divisão Sudoeste:
Dallas Mavericks
Houston Rockets
New Orleans Pelicans
Memphis Grizzlies
San Antonio Spurs
Além disso, cada time conta com suas próprias estrelas em meio a elencos de cerca de 13 jogadores. Veja aqui quais são os principais atletas de cada equipe da NBA!
Boston Celtics
O Boston Celtics vem vivendo boa fase ultimamente, sempre chegando cada vez mais perto do título da NBA. Em seu elenco, grandes estrelas reinam, como Jaylen Brown, Jrue Holiday e Al Horford. Porém, com toda certeza, o principal nome é o de Jayson Tatum, que há algum tempo vem carregando nas costas o peso de ser o líder dessa equipe. Além disso, a chegada de Kristaps Porzingis pode ser um adicional interessante.
Brooklyn Nets
Com um elenco jovem e não muito estrelado, o Brooklyn Nets vive um momento de reconstrução, tentando superar as últimas temporadas com grandes elencos. Os principais nomes são Mikal Bridges, Nic Claxton, Spencer Dinwiddie, Cam Johnson e Ben Simmons, voltando de lesão e prometendo melhorar a equipe.
New York Knicks
Os nova iorquinos também não vivem um momento tão incrível com nomes de muito peso, mas acumulam bons nomes como o de RJ Barrett, Jalen Brunson, Donte DiVincenzo, Josh Hart e Julius Randle.
Philadelphia 76ers
Com muitas trocas e um jogador insatisfeito, a temporada do Philadelphia 76ers é uma incógnita. Mas, que os nomes que o elenco tem são bons, isso é inegável. Alguns exemplos são o do atual MVP, Joel Embiid, James Harden, Mo Bamba, Patrick Beverley, Danny Green, Tobias Harris, Tyrese Maxey, P.J. Tucker e Kelly Oubre Jr.
Toronto Raptors
Mais um dos elencos que sofreu algumas mudanças positivas, o Toronto Raptors traz nomes interessantes como o de O.G. Anunoby, Scottie Barnes, Otto Porter Jr., Dennis Schroder e Paskal Siakam.
Chicago Bulls
Bons nomes compõem um elenco promissor do Chicago Bulls, que, mesmo sem muita pretensão, prometem incomodar na conferência. Alguns bons jogadores fazem parte do time, como Alex Caruso, DeMar DeRozan, Andre Drummond, Zach LaVine e Nikola Vucevic.
Cleveland Cavaliers
Muito jovem, o Cleveland Cavaliers já foi muito bem na temporada 2022/23 e promete ser uma pedra no caminho. O elenco conta com bons nomes, como Darius Garland, Jarrett Allen, Caris LeVert, Evan Mobley, Ricky Rubio, Max Strus, Tristan Thompson e o All-Star, Donovan Mitchell, que, entretanto, pode não permanecer na franquia até o restante da temporada.
Detroit Pistons
Vivendo uma reconstrução enorme e vindo do fundo do poço da NBA, o Detroit Pistons aposta em nomes jovens e desconhecidos para tentar se reerguer como uma franquia dominante. O elenco conta com jogadores como Bojan Bogdanovic, Cade Cunningham, Joe Harris, James Wiseman e Ausar Thompson.
Indiana Pacers
O ano do Indiana Pacers tem tudo para ser aquele mediano, visto os poucos nomes interessantes no elenco. Os que chamam a atenção são Tyrese Halliburton, Bruce Brown, Buddy Hield, Obi Toppin e o ex-All-Star Myles Turner.
Milwaukee Bucks
Provavelmente o favorito de todas as casas de apostas para levar o título, o Milwaukee Bucks fez mudanças pontuais, mas muito importantes. Além do ‘franchise player’ Giannis Antetokounmpo, o elenco conta com nomes como Damian Lillard, Malik Beasley, Jae Crowder, Brook e Robin Lopez, Khris Middleton e Cameron Payne.
Atlanta Hawks
Outra equipe em reconstrução, quase perdeu seu principal jogador, mas ainda pode ser um problema para sua conferência. Nomes como Bogdan Bogdanovic, Clint Capela, Patty Mills, Dejounte Murray e Trae Young compõem o elenco da franquia.
Charlotte Hornets
Buscando crescer na liga, o Charlotte Hornets, que até a última temporada, era propriedade de ninguém mais, ninguém menos que Michael Jordan, ainda é apenas uma equipe jovem em construção. Apesar disso, bons nomes como LaMelo Ball, Miles Bridges, Gordon Hayward, Brandon Miller e Terry Rozier fazem parte do elenco.
Miami Heat
Outro time que é considerada uma das principais para a disputa do título, ainda mais visto o vice-campeonato do ano anterior, o Miami Heat traz bons jogadores no elenco, como Bam Adebayo, Jimmy Butler, Tyler Herro, Nikola Jovic, Kevin Love, Kyle Lowry e Caleb Martin.
Orlando Magic
Cada vez mais perto de se tornar uma equipe que incomoda na tabela, o Orlando Magic está montando um elenco e tanto, que, se se manter saudável, pode realmente ser pesado. Jogadores como Cole Anthony, Paolo Banchero, Goga Bitadze, Markelle Fultz, Joe Ingles, Moritz e Franz Wagner e Jalen Suggs integram o ‘roster’ da franquia.
Washington Wizards
O Washington Wizards até tenta, mas ainda não promete trazer perigo para muitos times de alto escalão. Os principais jogadores da franquia são Deni Avdija, Bilil Coulibaly, Danilo Gallinari, Kyle Kuzma e Jordan Poole.
Golden State Warriors
Mantendo sua base principal de jogadores das últimas temporadas, que conquistaram muitos anéis, o Golden State Warriors vem para este ano com Stephen Curry, Draymond Green, Jonathan Kuminga, Kevon Looney, Chris Paul, Klay Thompson, Dario Saric e Andrew Wiggins.
Los Angeles Clippers
O Los Angeles Clippers é um elenco que, se conseguir se manter saudável, pode trazer muitos problemas aos adversários. Nomes como Paul George, Kawhi Leonard, Marcus Morris, Mason Plumlee, Norman Powell, Russell Westbrook e Ivica Zubac podem impressionar.
Los Angeles Lakers
Campeões da edição de 2020, o Los Angeles Lakers vem tendo muitos problemas para voltar à disputa de um título. Nomes como Anthony Davis, Rui Hachimura, LeBron James, Austin Reaves, Cam Reddish, D’Angelo Russell e Gabi Vincent podem fazer com que a equipe seja importante novamente.
Phoenix Suns
Outra equipe considerada uma das principais para disputar o título, o Phoenix Suns traz nomes interessantíssimos, como Bradley Beal, Devin Booker, Kevin Durant, Bol Bol, Eric Gordon, Jusuf Nurkic e Yuta Watanabe.
Sacramento Kings
Grande surpresa da última temporada, o Sacramento Kings promete continuar no topo com nomes como Harrison Barnes, Chris Duarte, De’Aaron Fox, Kevin Huerter, Malik Monk, JaVale McGee, Keegan Murray e Domantas Sabonis.
Dallas Mavericks
Quem promete muito, com certeza, é o Dallas Mavericks. Com dois nomes All-Star incontestáveis, o time texano quer muito ir além nos playoffs. O elenco vem com jogadores como Seth Curry, Luka Doncic, Kyrie Irving, Maxi Kleber e Dwight Powell.
Houston Rockets
Vivendo uma reconstrução há algum tempo, o Houston Rockets conta com um núcleo jovem, mas que desta vez promete muito. Nomes como Dillon Brooks, Reggie Bullock, Jalen Green, Jeff Green, Boban Marjanovic, Victor Oladipo, Alperen Sengun, Jabari Smith Jr., Amen Thompson, Fred VanVleet, Cam Whitmore podem não ser grandes estrelas, mas podem elevar o nível do time.
Memphis Grizzlies
Perdendo um grande nome como o de Steven Adams, que se lesionou e não voltará até o final da temporada, o Memphis Grizzlies não deve ser tão impressionante este ano. O elenco conta com jogadores como Desmond Bane, Jaren Jackson Jr., Ja Morant, Marcus Smart e Derrick Rose.
New Orleans Pelicans
Ostentando um elenco jovem, mas promissor, o New Orleans Pelicans conta com jogadores como Jose Alvarado, Brandon Ingram, CJ McCollum, Larry Nance Jr., Jonas Valanciunas, Zion Williamson e Cody Zeller.
San Antonio Spurs
Provavelmente o time que os espectadores mais querem assistir, o San Antonio Spurs também conta com um ‘roster’ jovem, mas extremamente promissor, principalmente por conta do número 1 do último Draft, o francês Victor Wembanyama. Além dele, a franquia conta com Sidy Cissokho, Zach Collins, Cedi Osman e Jeremy Sochan.
Denver Nuggets
Atual campeão da NBA, o Denver Nuggets não mudou muito seu elenco e manteve os jogadores principais que conquistaram o anel na última temporada, como Kentavious Caldwell-Pope, Aaron Gordon, Reggie Jackson, Nikola Jokic, DeAndre Jordan, Jamal Murray e Michael Porter Jr.
Minnesota Timberwolves
O Minnesota Timberwolves pode não surpreender muitos espectadores da NBA nesta temporada de 2023/24, mas traz no seu elenco alguns nomes bons, como Kyle Anderson, Mike Conley, Anthony Edwards, Rudy Gobert, Jaden McDaniels, Shake Milton e Karl-Anthony Towns.
Oklahoma City Thunder
Outro elenco bem jovem, mas que é considerado um dos principais a surpreender nesta temporada é o do Oklahoma City Thunder. A equipe conta com muitos jogadores de pouca idade, mas muito bons, como Luguentz Dort, Josh Giddey, Shai Gilgeous-Alexander, Chet Holmgren e Jalen Williams.
Portland Trail Blazers
Vindo da perda de um de seus maiores jogadores de toda história da franquia, o Portland Trail Blazers conta com bons nomes para sua reconstrução, como DeAndre Ayton, Malcolm Brogdon, Jerami Grant, Scoot Henderson e Anfernee Simons.
Utah Jazz
Por último, mas não menos importante, o Utah Jazz, que pode não ser muito incômodo, mas traz bons jogadores no elenco, como Jordan Clarkson, John Collins, Kris Dunn, Talen Horton-Tucker, Collin Sexton e Lauri Markkanen.
Jogos da primeira semana
Terça-feira (24/10)
Los Angeles Lakers x Denver Nuggets – 20h30
Phoenix Suns x Golden State Warriors – 23h
Quarta-feira (25/10)
Atlanta Hawks x Charlotte Hornets – 20h
Washington Wizards x Indiana Pacers – 20h
Boston Celtics x New York Knicks – 20h
Houston Rockets x Orlando Magic – 20h
Cleveland Cavaliers x Brooklyn Nets – 20h30
Detroit Pistons x Miami Heat – 20h30
Minnesota Timberwolves x Toronto Raptors – 20h30
Oklahoma City Thunder x Chicago Bulls – 21h
New Orleans Pelicans x Memphis Grizzlies – 21h
Sacramento Kings x Utah Jazz – 22h
Dallas Mavericks x San Antonio Spurs – 22h30
Portland Trail Blazers x Los Angeles Clippers – 23h30
Quinta-feira (26/10)
Philadelphia 76ers x Milwaukee Bucks – 20h30