NOVO PRESIDENTE

“A situação da Argentina é crítica e de emergência”, diz Milei em discurso

Durante o primeiro discurso como presidente da Argentina, Javier Milei disse que a atual situação do país é crítica e de emergência

"A situação da Argentina é crítica e de emergência", diz Milei em discurso
Crédito: Federico de Bartolo
Durante o primeiro discurso como presidente da Argentina, Javier Milei disse neste domingo (10) que a atual situação do país é crítica e de emergência. E que vai fazer de tudo para a nação sair do fundo do poço. A declaração foi do lado de fora do Congresso. “Hoje começa uma nova era na Argentina.
E durante o discurso, já chegando ao final, ele disse: “Eu prefiro dizer uma verdade incômoda antes de uma mentira confortável.” Milei ainda deixou claro no discurso que o governo não vai perseguir ninguém.  “Começa uma era de paz e prosperidade, de liberdade e progresso”. O primeiro anúncio sobre a economia da Argentina foi sobre um ajuste fiscal de 5 pontos do PIB que vai recair sobre o setor público. “Nenhum governo recebeu uma herança pior do que a que estamos recebendo”.
Milei ainda deixou claro que a inflação seguirá alta nesse início de governo, como nos governos anteriores. Ele também fez muitas críticas aos presidentes que ocuparam o mesmo cargo nos anos passados. Ele diz que essa é a pior crise em 100 anos e que “não há dinheiro”.  Em seu discurso, Milei enfatizou, também como havia anunciado que faria, o “pior legado” do governo da Frente de Todos de Alberto Fernández . “O governo cessante deixou-nos com hiperinflação”, disse.

Ele encerrou o primeiro discurso como presidente da Argentina dizendo: “viva a liberdade, carajo!” 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.