O secretário de Transportes do Reino Unido, Grant Shapps, disse nesta terça-feira, 08, que aeronaves russas que cruzarem o espaço aéreo britânico serão interceptadas pelo governo do país.
“Tornei crime qualquer aeronave russa entrar no espaço aéreo do Reino Unido e agora o governo de Vossa Majestade poderá deter esses jatos“, escreveu Shapps no Twitter.
“Vamos sufocar a capacidade dos comparsas de [Vladimir] Putin de continuar vivendo normalmente enquanto milhares de pessoas inocentes morrem“, arrematou o secretário de Transportes.
BREAKING: I have made it a criminal offence for ANY Russian aircraft to enter UK airspace and now HMG can detain these jets. We will suffocate Putin’s cronies’ ability to continue living as normal while thousands of innocent people die. pic.twitter.com/cYjreNSYRz
— Rt Hon Grant Shapps MP (@grantshapps) March 8, 2022
Mais cedo, em pronunciamento virtual no Parlamento britânico, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu que o Reino Unido reconheça a Rússia como um “Estado terrorista”. A solicitação se dirigiu ao premiê Boris Johnson, segundo o site Carta Capital.
O mandatário ucraniano agradeceu a Johnson pelo envio de armamento e por outros tipos de auxílio, mas pediu que o Reino Unido “aumente a pressão das sanções”.
“Por favor, garantam que os céus ucranianos estejam seguros“, disse ao Parlamento. “Por favor, certifiquem-se de fazer o que precisa ser feito e o que é estipulado pela grandeza de seu país“.