Conflito Rússia x Ucrânia

Alemanha quer zerar importação de petróleo russo até o fim do ano

Atualmente, a Alemanha recebe da Rússia 25% de seu suprimento de petróleo e 40% de seu gás.

alemanha-quer-zerar-importacao-de-petroleo-russo-ate-o-fim-do-ano
A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock (Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

A ministra das relações exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, afirmou nesta segunda-feira (20) que seu país deixará de importar petróleo da Rússia até o final do ano. O anúncio foi feito após uma reunião com ministros dos países bálticos, em Riga, na Letônia.

Publicidade

“Vamos reduzir pela metade o petróleo até o verão e estaremos em zero até o final do ano. Então será a vez do gás, em um roteiro conjunto europeu, porque nossa saída conjunta, a saída completa da União Europeia, é nossa força comum”, disse Baerbock.

A ministra disse ainda que a Alemanha cometeu um grave erro ao depender do fornecimento de energia russo por tanto tempo. “Cometemos erros nessa área, mas não podemos voltar no tempo agora, não podemos desfazê-los”, acrescentou Baerbock.

O ministro da Economia alemão, Robert Habeck, também acredita ser possível se tornar “praticamente independente” do petróleo russo até o fim de 2022. Já no caso do gás, o governo da Alemanha só considera a independência viável “em meados de 2024”.

A Alemanha vem sendo amplamente criticada por barrar sanções conjuntas da União Europeia a combustíveis russos, devido à sua forte dependência energética de Moscou. O país também vem sendo questionado por não mandar armas o suficiente e de forma ágil para a Ucrânia, sobretudo armamento pesado.

Publicidade

Publicidade

 

 

Publicidade