serviço de inteligência

“Algo grande”: Egito alertou Israel sobre possível ameaça dez dias antes do ataque do Hamas

O alerta, porém, foi ignorado, uma vez que as atenções das autoridades israelenses estavam voltadas para a Cisjordânia, onde ocorreram confrontos mais recentes

Dez dias antes do ataque do grupo Hamas sobre Israel, o Egito alertou o Estado judaico de que "algo grande" estava sendo planejado em Gaza.
(Crédito: Amir Levy/Getty Images)

Dez dias antes do ataque do grupo Hamas a Israel no sábado (7), o Egito alertou o Estado judaico de que “algo grande” estava sendo planejado em Gaza, segundo uma fonte de Inteligência do Cairo.

Publicidade

A fonte, que falou em anonimato, revelou que o Egito informou autoridades do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu de que “algo grande” estava sendo planejado pelo grupo extremista em Gaza – o alerta, porém, foi ignorado, uma vez que as atenções das autoridades israelenses estavam voltadas para a Cisjordânia, onde ocorreram os confrontos mais recentes entre extremistas palestinos e forças de segurança de Israel.

Nós alertamos a eles que uma situação explosiva estava para acontecer, muito em breve, e que seria algo grande. Mas eles subestimaram os alertas“, disse o oficial de inteligência. As informações são do jornal O Globo.

A falha dos serviços de Inteligência israelenses em prever o ataque do Hamas motivou uma série de duras críticas contra Netanyahu e seu gabinete. Militares e ex-funcionários de agências como o Shin Bet e o Mossad criticaram publicamente as autoridades no cargo pelo fato do país ter sido pego de surpresa.

Essa operação na verdade comprova que as capacidades (de inteligência) em Gaza não eram boas“, opinou Yaakov Amidror, ex-conselheiro nacional de Segurança Nacional de Netanyahu, que descreveu o ocorrido como “um grande fracasso“.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.