FILHO DE BRASILEIROS

Após expulsão do Congresso dos EUA, George Santos anuncia que voltará a concorrer

Ex-deputado planeja nova candidatura após acusações de fraudes na campanha; ele se declara inocente

O ex-deputado republicano George Santos anunciou na última quinta-feira (7) que está concorrendo ao Congresso novamente.
George Santos, eleito deputado nos EUA – Crédito: Reprodução/georgeforny.com

O ex-deputado republicano George Santos, o filho de brasileiros que teve seu mandato cassado no ano passado, anunciou na última quinta-feira (7) que está concorrendo ao Congresso novamente – desta vez para desafiar um congressista republicano em Nova York.

Publicidade

“Esta noite, eu quero anunciar que eu vou voltar para a arena da política e desafiar Nick para a batalha sobre #NY1”, afirmou George Santos no X, referindo-se ao deputado Nick LaLota. “Aguardo com expectativa o debate sobre as questões e sobre o seu fraco desempenho como republicano. A luta pela nossa maioria é imperativa para a sobrevivência do país.”

O ex-congressista, que representou o 3º Distrito de Nova York, fez seu anúncio durante o discurso do presidente Joe Biden do Estado da União na quinta-feira (7), no Capitólio dos EUA.

Santos, eleito deputado dos Estados Unidos em 2022, foi expulso do Congresso dos EUA no ano passado após uma votação interna. Ele responde na Justiça norte-americana por uma série de irregularidades, desde mentir sobre seu currículo a uso ilegal de dinheiro de campanha. George nega as acusações.

Em dezembro de 2023, quando os deputados votaram em maioria pela sua cassação, George Santos abandonou a casa e disse que não voltaria. “Por que eu iria querer ficar aqui? Que este lugar vá para o inferno”, disse a jornalistas, na ocasião.

Publicidade

Pela Legislação, ele pode concorrer novamente ao cargo. E, como o país não tem uma lei similar a da Ficha Limpa no Brasil, o filho de brasileiros pode se candidatar mesmo que seja réu de um processo na Justiça — como acontece com o ex-presidente dos EUA e atual pré-candidato à presidência Donald Trump.

As suspeitas de irregularidades cometidas por George Santos surgiram logo após sua eleição, em 2022, quando ele surgiu no cenário político como o primeiro republicano abertamente gay eleito para o Congresso dos EUA.

Entre as acusações de irregularidades às quais George Santos responde na Justiça, estão as de utilizar dinheiro de doações em cirurgias com técnicas de botox e no site pornográfico Onlyfans, fraude com cartões de crédito, roubo de identidade e receber seguro-desemprego ao qual não tinha direito durante a pandemia do coronavírus, antes de sua eleição. Após uma investigação da Promotoria de Nova York, ele foi denunciado à Justiça.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.