A aprovação pública do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, caiu para o menor nível em quase dois anos este mês. O dado foi levantado por uma pesquisa da Reuters/Ipsos. De acordo com o levantamento, somente 36% dos americanos aprovam sua atuação como presidente, em comparação com 38% em abril. O índice da aprovação de Biden é o mais baixo desde julho de 2022.
Apesar de a queda deste mês estar dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais da pesquisa, o resultado pode ser um sinal negativo para Biden nas eleições de novembro. Além disso, o atual presidente tem empatado com Donald Trump em pesquisas sobre as intenções de voto dos eleitores. No entanto, o republicano tem mostrado uma leve vantagem sobre Biden em pesquisas nos estados-chave.
As motivações por trás da baixa aprovação de Biden
Para 23% dos entrevistados, a situação da economia é o problema mais grave enfrentado pelo país. Outros temas relevantes levantados pelos norte-americanos são o político e a imigração.
Aproximadamente 40% dos participantes da pesquisa afirmaram que Trump tinha políticas econômicas mais eficientes para os EUA, enquanto 30% preferiram as de Biden. Já os demais entrevistados não souberam ou não quiseram responder à pergunta.
A economia norte-americana é considerada um dos principais fatores que afetam nas eleições de novembro. Os cidadãos foram impactados pelo rápido aumento dos preços, embora a inflação tenha desacelerado nos últimos meses e a taxa de desemprego tenha permanecido abaixo de 4% por mais de dois anos.
Quanto ao tema da imigração, Trump apresentou uma vantagem importante: 42% dos participantes responderam que preferiam a abordagem do republicano quanto à imigração, contra 25% que apoiaram Biden. Dentro do tópico de conflitos e terrorismo, 36% se disseram favoráveis ao posicionamento de Trump, contra 29% que optaram por Biden.
🧵
I dug into some historical presidential approval numbers and here’s the truth: Joe Biden is in deep 💩He has the lowest approval of any of the last 9 presidents at this point in his term: 38.7% pic.twitter.com/o70Viqk9bw
— Chris Cillizza (@ChrisCillizza) May 22, 2024