arma de campanha

Argentina: 2º turno é marcado pelo uso de Inteligência Artificial

Atualmente, o governo do país está inserido em uma das piores crises econômicas da história recente da Argentina, com mais de 100% de inflação

Neste domingo, os eleitores retornam às urnas para decidir o próximo presidente da Argentina na eleição presidencial.
(Crédito: Reprodução)

Neste domingo (19), os eleitores retornam às urnas para decidir o próximo presidente da Argentina na eleição presidencial mais acirrada das últimas décadas. Na disputa está Sergio Massa, atual ministro da Economia, da União Popular, e o oposicionista ultraliberal Javier Milei, do A Liberdade Avança.

Publicidade

Atualmente, o governo do país está inserido em uma das piores crises econômicas da história recente da Argentina, com mais de 100% de inflação. Com as eleições, uma nova etapa política se inicia.

Junto de todas as outras polêmicas na campanha eleitoral argentina, surgiu uma novidade, principalmente voltada ao segundo turno: o uso da Inteligência Artificial como arma de campanha, para conquistar eleitores ou difamar o concorrente.

A campanha de Massa publicou nas redes sociais um comercial feito com IA que relaciona e critica, de forma implícita, uma fala de Milei em relação à ex-premiê britânica Margaret Thatcher.

O vídeo mostra uma reencenação de Thatcher ordenando pessoalmente o ataque que levaria ao afundamento do cruzador argentino General Belgrano, durante a Guerra das Malvinas, em 1982. Em seguida, surge no vídeo uma frase dita por Massa no debate realizado no último domingo (12): “Um país não pode ser liderado por quem admira seus inimigos”.

Publicidade

Durante o debate presidencial, Milei chamou a ex-premiê britânica de “grande líder”. Entretanto, Thatcher é severamente criticada na Argentina por ter comandado o Reino Unido durante o conflito. No ataque que afundou o cruzador, 323 marinheiros morreram.

Publicidade

Em outro caso bastante divulgado, a equipe de Sergio Massa criou um filme falso que simulava Milei explicando como funcionaria o mercado de venda de órgãos, uma ideia que o candidato libertário cogitou legalizar durante a campanha do primeiro turno.

“Imagine ter filhos e pensar em cada um deles como um investimento a longo prazo”, diz a simulação de Milei no vídeo.

O segundo turno das eleições presidenciais na Argentina acontece neste domingo (19).

Publicidade

* Leia mais sobre as eleições na Argentina em Perfil.com.

  ** Texto sob supervisão de Lilian Coelho.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.