argentina evita calote

Sergio Massa confirma pagamento ao FMI com empréstimo: “Não será usado um único dólar de reservas”

O ministro da Economia argentino e candidato à Presidência do país disse que acordo com Fundo foi “a pior herança do governo Macri”

sergio-massa-argentina
(Crédito: Reprodução)

Massa disse que 20 dos 21 países membros de toda a comunidade latino-americana aprovaram um recurso de US$ 1 bilhão que permitirá concluir o pagamento sem utilizar as escassas reservas de dólares do país no Banco Central (BC).

Publicidade

“Quero deixar vocês tranquilos, a Argentina não vai usar um único dólar de suas reservas para pagar o vencimento de hoje”, disse Massa em um discurso em cadeia nacional, após uma semana tensa em torno das negociações.

“Nosso desafio é continuar cuidando das reservas, mantendo o nível de atividade e as importações de bens intermediários e finais que são fundamentais para o funcionamento e produção da economia argentina”, explicou.

A  Argentina enfrenta uma forte crise econômica, com inflação projetada em torno de 140%, déficit fiscal e queda das reservas em seu Banco Central. A escassez de dólares foi agravada este ano por uma seca histórica que causou prejuízos de cerca de US$ 20 bilhões ao país devido, principalmente, à queda nas exportações.

Publicidade

Ao encerrar o discurso, Massa agradeceu a todos e afirmou que a intenção foi transmitir as condições de pagamento, pois representam “uma enorme tranquilidade ao olhar o funcionamento dos mercados argentinos e o cuidado com nossas reservas que contribuem para o força da nossa economia e da nossa moeda”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.