atinge 21 países

Argentina confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Com a confirmação, este é o primeiro registro da doença na América Latina. Por enquanto, não há registro da doença no Brasil.

argentina-confirma-variola-dos-macacos
(Crédito: Chris Livingston/Getty Images)

A Argentina confirmou, nesta sexta-feira (27), o primeiro caso de varíola dos macacos no país. Com a confirmação,este é o primeiro registro da doença na América Latina. Até o momento, foram identificados casos em 21 países, entre eles: Espanha, Itália, Portugal, Reino Unido, Austrália, Bélgica, França, Alemanha, Estados Unidos, Canadá,  e Emirados Árabes Unidos.

Publicidade

Anteriormente, a  governo argentino havia infirmado que um morador da província de Buenos Aires entrou em contato com o serviço de saúde com sintomas “compatíveis com o da varíola dos macacos”. Ele apresentou pequenas feridas e febre. De acordo o G1, o paciente havia retornado de uma viagem à Espanha, país que identificou um pequeno surto.

De acordo com o site Perfil, Ainda são esperados “os resultados do sequenciamento para poder apresentar mais detalhes sobre o tipo de varíola dos macacos” que foi detectado e se é o mesmo em circulação na Europa.

Não há casos no Brasil

A fronteira entre o Brasil e a Bolívia, em Mato Grosso do Sul, está em alerta após um jovem boliviano, de 26 anos, ser isolado na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na última quinta-feira (26), com sintomas parecidos ao da doença.

Publicidade