eleições nacionais primárias

Argentinos vão às urnas para definir candidatos de outubro

O primeiro turno eleitoral do ano vai mostrar um quadro mais claro das preferências dos cidadãos para as eleições gerais

(Crédito: Cedoc/Perfil.com)

Cerca de 35,4 milhões de eleitores argentinos vão às urnas neste domingo para as eleições nacionais primárias, abertas, simultâneas e obrigatórias (Paso). A votação é obrigatória para quem tem de 18 a 70 anos de idade. Como no Brasil, a partir dos 16 é permitido o exercício do voto.

Publicidade

As urnas abriram às 8h e funcionarão até às 18h00, no primeiro período eleitoral do ano, o que dará uma imagem mais clara das preferências dos cidadãos para as eleições de 22 de outubro.

As primárias têm como objetivo acabar com eventuais disputas internas de um mesmo partido, já que convocam os próprios eleitores a escolherem os candidatos que representarão a legenda que apoiam nas eleições gerais de 22 de outubro.

O pleito define, além dos candidatos à  presidência do País,  24 vagas de senadores e 130 cadeiras para deputados.  Buenos Aires vai eleger a maior quantidade de deputados: 35.

O partido governista tem uma disputa interna a ser resolvida neste domingo entre  Sergio Massa , ministro da Economia e candidato dos espaços majoritários da frente, e  Juan Grabois,  líder da Frente Pátria Grande e representante dos setores mais populares.

Publicidade

Ele disputará com Horacio Larreta, chefe da capital federal Buenos Aires, ou Patricia Bullrich, ex-presidente do partido de Mauricio Macri (PRO), ambos da oposição republicana Juntos por el Cambio. O deputado ultraliberal Javier Milei, líder do A Liberdade Avança, também se apresenta como uma terceira via.

Como funciona esta fase?

As primárias exigem uma logística igual das eleições gerais, segundo a agência pública de notícias Télam. Os trabalhos de transporte de urnas ficam a cargo da Direção Nacional Eleitoral e dos Correios do País. São 106 mil urnas em 17 mil locais autorizados. O transporte atravessa lugares, por exemplo, montanhas e áreas isoladas por rios nos lugares mais remotos do país. Para isso, contam até com transportes de 60 mulas, 52 tratores e 15 barcos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.