Sistema Solar

Astrônomos descobrem mais 12 luas em Júpiter

Scott Sheppard, astrônomo da Carnegie Institution, fazia parte da equipe e relatou que as luas de Júpiter foram adicionadas em uma lista mantida pelo Minor Planet Center da União Astronômica Internacional.

Astrônomos descobrem mais 12 luas em Júpiter
Uma das luas de Júpiter na parte superior da imagem (Créditos: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS)

Astrônomos descobriram 12 novas luas em torno de Júpiter, segundo a AP News. Agora, o planeta tem o total de 92 satélites naturais, um recorde em todo o Sistema Solar. Saturno, que liderava o ranking anteriormente, vem em segundo lugar, com 83 luas confirmadas.

Publicidade

Scott Sheppard, astrônomo da Carnegie Institution, fazia parte da equipe e relatou para AP que as luas de Júpiter foram adicionadas em uma lista mantida pelo Minor Planet Center da União Astronômica Internacional.

O grupo descobriu as novas luas usando telescópios no Havaí e no Chile, em 2021 e 2022. De acordo com a AP News, suas órbitas foram confirmadas após observações de acompanhamento.

“Espero que possamos obter imagens de uma dessas luas externas de perto em um futuro próximo para determinar melhor suas origens”, disse Sheppard para AP News.

Segundo o astrônomo, Júpiter e Saturno estão repletos de pequenas luas. Especialistas acreditam que esses pedaços podem ser fragmentos de luas maiores que colidiram umas com as outras, ou com cometas e asteroides, disse Sheppard. O mesmo vale para Urano e Netuno, mas eles estão bem distantes, o que dificulta a observação da lua.

Publicidade

As luas recém-descobertas de Júpiter ainda não foram nomeadas. Sheppard disse que apenas metade delas é grande o suficiente – pelo menos 1 milha (1,5 quilômetro) ou mais – para merecer um nome.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.