
Dez pessoas morreram e 40 ficaram feridas em um ataque com mísseis russos que atingiu um shopping center no centro da Ucrânia, nesta segunda-feira (27), segundo informações da Reuters. A informação foi divulgada por uma autoridade de alto escalão. O vice-chefe do gabinete do presidente Volodymyr Zelensky, Kyrylo Tymoshenko, afirmou que nove feridos estão em estado grave.
Segundo o presidente Zelensky, o shopping contava com mais de 1.000 civis dentro das instalações. em seu relato, Zelensky disse que não havia motivos para Rússia tomar tal atitude. “Nenhum perigo para o exército russo. Sem valor estratégico. Apenas a tentativa das pessoas de viver uma vida normal, que tanto irrita os ocupantes“, declarou.
No telegram, o presidente ucraniano escreveu que “é inútil esperar decência e humanidade da Rússia“.
#ÚLTIMAHORA Rusia atacó con misiles un centro comercial en Ucrania: adentro había más de 1.000 civiles, denunció el presidente Zelenski https://t.co/VqDATss60h pic.twitter.com/NPiEfnoUWY
— Monitoreamos (@monitoreamos) June 27, 2022
De acordo com o g1, o conselheiro do Ministério do Interior da Ucrânia, Vadym Denysenko, tem hipóteses sobre os motivos que fizeram a Rússia realizar esse ataque “O primeiro, sem dúvida, é semear o pânico, o segundo é… destruir nossa infraestrutura, e o terceiro é… aumentar as apostas para fazer com que o Ocidente civilizado volte a sentar-se à mesa para conversar”.
Até o momento, o país liderado por Vladimir Putin não realizou comentários sobre o assunto.