Nesta terça-feira (2), a Austrália anunciou que irá por em prática novas regras para coibir o uso recreativo de vapes e estreitar as leis sobre os cigarros eletrônicos. Segundo o g1, esta é a maior repressão à indústria do tabaco em mais de uma década.
O governo disse que a medida busca impedir um aumento alarmante do uso de vapes entre adolescentes. Com o objetivo de limitar a venda e ajudar os fumantes a parar, a Austrália quer proibir todos os vapes descartáveis (POD’s), proibir a sua importação sem receita e limitar os níveis de nicotina nos aparelhos.
Além disso, com as mudanças nas leis, os vapes seriam vendidos apenas em farmácias e exigiriam embalagens do tipo “farmacêutico”. O Ministro da Saúde, Mark Butler, criticou fortemente os cigarros eletrônicos durante um discurso no Nacional Press Club.
“Assim como fizeram com o fumo, a Big Tobacco pegou outro produto viciante, embrulhou-o em uma embalagem brilhante e adicionou sabores para criar uma nova geração de viciados em nicotina”, afirmou Butler.
“Este é um produto voltado para nossas crianças, vendido junto com pirulitos e barras de chocolate”, continuou. “Vaping agora se tornou o problema comportamental número 1 nas escolas de ensino médio. E está se espalhando também nas escolas primárias”, completou o ministro.
Nas redes sociais, Mark Butler também disse: “O vaping foi vendido como um produto terapêutico para ajudar os fumantes de longa data a parar, não como um produto recreativo – especialmente não voltado para nossos filhos.”
Young people who vape are three times as likely to take up smoking, and under 25s are the only cohort in the community currently recording an increase in smoking rates. This must end.
— Mark Butler MP (@Mark_Butler_MP) May 1, 2023
O que é um vape?
Em um cigarro eletrônico, um líquido que contém nicotina é aquecido e transformado em vapor, o qual é inalado pelos usuários. Segundo estudos, os vapes apresentam diversos danos a longo prazo.