Conflito Rússia x Ucrânia

Autoridades ucranianas afirmam ter destruído barcos russos

O comandante das Forças Armadas da Ucrânia, Valerii Zaluzhnyi, confirmou a informação.

autoridades-ucranianas-afirmam-ter-destruido-barcos-russos
Cidade de Odessa, Ucrânia (Créditos: Uriel Sinai/Getty Images)

Dois barcos russos foram destruídos nesta segunda-feira (2) pela Ucrânia, na região de Fidonisi, ilha ucraniana no Mar Negro. O comandante das Forças Armadas da Ucrânia, Valerii Zaluzhnyi, confirmou a informação.

Publicidade

A ilha fica localizada próxima ao sul da do país, perto da região de Odessa. Os alvos seriam duas embarcações de patrulha Raptor. Segundo o portal uol, o Ministério da Defesa da Rússia, em relatório divulgado após os ataques aos barcos, não confirmou as informações.

Os barcos de patrulha geralmente são equipados com metralhadoras e utilizados em operações de reconhecimento ou desembarque. As embarcações podem transportar três tripulantes e 20 pessoas. Nesta segunda-feira (2), a guerra entra em seu 68º dia.

Entenda o conflito

Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Publicidade

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.