O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (23) que irá impor sanções contra o gasoduto russo Nord Stream 2. A tubulação foi construída para transportar gás natural da Rússia para Europa, contornando países como Polônia e Ucrânia.
“Orientei meu gabinete para impor sanções contra a Nord Stream 2 AG e seu quadro corporativo”, afirmou Biden em nota. A sanção atinge uma das principais iniciativas geoestratégicas da Rússia, de valor estimado em 55 bilhões de reais
Os EUA sempre criticaram duramente o projeto, que, segundo afirmam, deverá aumentar a dependência europeia no abastecimento de energia fornecida pela Rússia. O Nord Stream 2 AG é uma empresa Suíça, cuja matriz é a gigante russa do setor de energia Gazprom, que é proprietária de todo o gasoduto.
Biden ainda disse que seu governo trabalha em cooperação com a Alemanha, que também aplicou sanções ao gasoduto. “Essas medidas são mais uma parte da nossa leva inicial de sanções em resposta às ações russas na Ucrânia. Como já deixei claro, não hesitaremos em dar novos passos se a Rússia continuar a agravar a situação”.
Durante a construção do Nord Stream 2, o governo alemão argumentou que o projeto era necessário para ajudar na transição energética, abandonando combustíveis fósseis e energia nuclear e rumo a fontes sustentáveis.
Cerca de 40% do gás utilizado pela Europa vem da Rússia, e a Alemanha é um dos países que mais dependem do gás russo.
Tradução do post de Joe Biden no Twitter: ”As ações do presidente Putin exigem uma resposta firme. É por isso que estamos impondo sanções de bloqueio total ao VEB e ao banco militar da Rússia, cortando a Rússia do financiamento ocidental, impondo sanções às elites e muito mais.”
President Putin’s actions demand a firm response. That’s why we’re imposing full blocking sanctions on VEB and Russia’s military bank, cutting off Russia from western financing, imposing sanctions on elites, and more.
— President Biden (@POTUS) February 23, 2022
We will continue to escalate sanctions if Russia escalates.