ajuda humanitária

Biden diz que EUA vão “fornecer lançamentos aéreos de suprimentos para Gaza”

Embora ainda não haja mais detalhes sobre as operações, como a data de início, autoridades norte-americanas estimam que ocorrerão “nos próximos dias”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que o exército do país oferecerá suprimentos por meio de aviões para os refugiados em Gaza.
Anúncio foi feito nesta sexta-feira (1º) – Créditos: Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que o exército do país oferecerá suprimentos por meio de aviões para os refugiados em Gaza. Segundo a Reuters, embora ainda não haja mais detalhes sobre as operações, como a data de início, autoridades norte-americanas estimam que ocorrerão “nos próximos dias”.

Publicidade

“Pessoas inocentes foram pegas em uma guerra terrível, incapazes de alimentar suas famílias, e você viu a resposta quando tentaram obter ajuda. Precisamos fazer mais. Os Estados Unidos vão se unir aos nossos amigos da Jordânia e outros para fornecer lançamentos aéreos de suprimentos para Gaza e buscar abrir outras vias de ajuda humanitária, incluindo a possibilidade de um corredor marítimo”, disse, em anúncio.

Países como Jordânia e França já executaram missões de auxílio aéreo ao palestinos. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 576 mil pessoas na Faixa de Gaza, equivalente a um quarto da população, estão a um passo da fome. A entidade acrescenta que a fome generalizada pode ser “quase inevitável” se nada for feito.

A dificuldade de uma ajuda bem-sucedida foi exemplificada na última quinta-feira (29). Mais de cem pessoas morreram em uma ação humanitária na região, com veículos cheios de mantimentos. O Ministério das Relações Exteriores da Autoridade Nacional Palestina afirmou que o desastre é “resultado de bombardeios israelenses e disparos deliberados”.

Por outro lado, as Forças de Defesa Israelenses (IDF, em inglês) negam qualquer envolvimento nas mortes e afirmam estar investigando o caso. Para os israelenses, quando os veículos carregando mantimentos entraram em Gaza, por meio da rotatória de Nablus, a multidão de milhares se aglomerou em volta e começou a saquear a comida. Nessa confusão, pessoas foram pisoteadas e mortas.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.