O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta sexta-feira, 11, mais sanções contra a Rússia.
Agora vai retirar o status comercial de “nação mais favorecida” – uma medida que abriria caminho para aumentar tarifas para os produtos russos. Biden também anunciou que vai barrar a importação de diamantes e vodca da Rússia.
“Enquanto Putin continua seu ataque impiedoso, os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros continuam trabalhando em sintonia para aumentar a pressão econômica sobre Putin e isolar ainda mais a Rússia no cenário global“, disse o presidente.
As Putin continues his merciless assault, the United States and our allies and partners continue to work in lockstep to ramp up the economic pressure on Putin and to further isolate Russia on the global stage. pic.twitter.com/W5qiDuj9VZ
— President Biden (@POTUS) March 11, 2022
A aprovação final da retirada da Rússia do status comercial de “nação mais favorecida” será tomada em coordenação com os países do G7, o grupo das nações mais industrializadas do mundo, e a União Europeia. E será decidida pelo Congresso norte-americano, que já se demonstrou amplamente favorável, segundo o portal G1.
As principais importações americanas da Rússia incluem combustíveis minerais, metais preciosos e pedras, ferro e aço, fertilizantes e produtos químicos inorgânicos.