Biden proíbe importações de petróleo russo para os EUA

Presidente norte-americano disse que contará com a liberação coletiva de 60 milhões de barris de petróleo de Reservas Estratégicas de Petróleo.

biden-proibe-importacoes-de-petroleo-russo-para-os-eua
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, proíbe importações de petróleo da Rússia (Crédito: Win McNamee/Getty Images)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira, 08, a proibição de importações de petróleo russo para os Estados Unidos. Durante o seu comunicado sobre às novas sanções à Rússia, o presidente norte-americano disse que empresas que estão saindo da Rússia dão exemplo para outras.

Publicidade

Além disso, o presidente dos EUA disse entender que a guerra russa tem elevados preços, mas que as empresas não podem explorar os consumidores americanos. Biden afirmou que esta decisão foi tomada, após consultar aliados, como países da União Europeia.

Em uma publicação do Twitter, o presidente dos Estados Unidos, comunicou as novas sanções impostas à Rússia. “Hoje, estou anunciando que os Estados Unidos estão mirando uma artéria principal da economia da Rússia. Estamos proibindo todas as importações de petróleo e gás russos.”

Em outro post o presidente dizia “A proibição do petróleo e do gás russos tem forte apoio bipartidário no Congresso e no país. Os americanos se uniram para apoiar o povo da Ucrânia e deixaram claro que não faremos parte do subsídio à guerra de Putin.”

Biden disse que contará com barris de petróleo de reservas. “Em coordenação com nossos parceiros, já anunciamos a liberação coletiva de 60 milhões de barris de petróleo de nossas Reservas Estratégicas de Petróleo, metade disso dos Estados Unidos.” Segundo, o presidente eles tomando medidas para garantir um fornecimento confiável de energia global.

Publicidade

O Reino Unido também anunciou novas sanções a Rússia e decidiu proibir as importações de petróleo russo até final do ano.

Conflito Rússia e Ucrânia

O governo russo invadiu à Ucrânia no dia 24 e fevereiro e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, o presidente Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia não aceita que a Ucrânia entre para Otan. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Publicidade

“Esta decisão de hoje não é isenta de custos aqui em casa. A guerra de Putin já está prejudicando as famílias americanas e isso aumentará ainda mais os custos. Então, tomarei todas as medidas possíveis para minimizar o aumento de preços de Putin aqui em casa.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.