O novo presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, assumiu o cargo na terça-feira (2). Na cerimônia de posse, foi acompanhado por Marie Khone, com quem é casado há 15 anos e com quem tem quatro filhos.
Além deles, também estava presente a outra esposa de Diomaye Faye Absa, com quem o novo presidente se casou há cerca de um ano. Como o novo presidente é bígamo, o Senegal agora tem duas primeiras-damas.
Ao tomar posse acompanhado das duas esposas, Faye fez um aceno aos muçulmanos do país, que são maioria no Senegal. A poligamia é uma prática tradicional entre os muçulmanos senegaleses, especialmente nas zonas rurais.
O islamismo permite que os homens tenham até quatro esposas, desde que tenham recursos para sustentar todas elas e passem tempo igual com cada uma.
Quando Faye apareceu com suas duas esposas, foi aplaudido por uma multidão. Faye já afirmou que tem orgulhoso de sua situação conjugal.
Durante a campanha ele afirmou que tem filhos lindos porque tem esposas formidáveis. “Elas são muito lindas. Agradeço a Deus porque estão sempre ao meu lado”, afirmou.
O assunto da poligamia do presidente passou a ser tema de debates na mídia do país e nas redes sociais.
“Esta é uma consagração da tradição da poligamia ao mais alto nível do Estado, uma situação que reflete a tradição senegalesa”, disse o sociólogo Djiby Diakhate.
Saiba mais sobre o Senegal
O Senegal está localizado na África Ocidental, tem cerca de 196 mil km² (equivalente à área do Paraná) e, segundo o censo oficial de 2023, tem 18,03 milhões de habitantes.
A capital é Dakar e maior cidade do país, com 3,9 milhões de habitantes. O país foi colonizado por franceses desde o fim do século XIX até 1960, quando conquistou a independência. A língua oficial é o francês e o islamismo é a religião predominante, representando quase 90% dos senegaleses.
O PIB do país é de US$ 27,7 bilhões, segundo dados do Banco Mundial para 2022 e sua renda per capita atingiu US$ 1.599
Aux anciens combattants, aux forces de défense et de sécurité, je renouvelle toute la reconnaissance et la confiance de la Nation.
Vive le Sénégal, en paix et en sécurité, uni, libre et prospère !
Bonne fête de l’indépendance à tous mes compatriotes. 🇸🇳 pic.twitter.com/gR8QMybAuq
— Bassirou Diomaye Faye (@DiomayeFaye) April 4, 2024