SITUAÇÃO CONJUGAL

Bigamia: presidente do Senegal assume o cargo e apresenta duas primeiras-damas

Um homem ter mais que uma esposa é uma prática tradicional entre os muçulmanos senegaleses, especialmente nas zonas rurais; o islamismo é a religião predominante no país

Bigamia: presidente de Senegal assume o cargo e apresenta duas primeiras-damas
O presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye e suas duas esposas oficiais – Crédito: Reprodução

O novo presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, assumiu o cargo na terça-feira (2). Na cerimônia de posse, foi acompanhado por Marie Khone, com quem é casado há 15 anos e com quem tem quatro filhos.

Publicidade

Além deles, também estava presente a outra esposa de Diomaye Faye Absa, com quem o novo presidente se casou há cerca de um ano. Como o novo presidente é bígamo, o Senegal agora tem duas primeiras-damas.

Ao tomar posse acompanhado das duas esposas, Faye fez um aceno aos muçulmanos do país, que são maioria no Senegal. A poligamia é uma prática tradicional entre os muçulmanos senegaleses, especialmente nas zonas rurais.

O islamismo permite que os homens tenham até quatro esposas, desde que tenham recursos para sustentar todas elas e passem tempo igual com cada uma.

Quando Faye apareceu com suas duas esposas, foi aplaudido por uma multidão. Faye já afirmou que tem orgulhoso de sua situação conjugal.

Publicidade

Durante a campanha ele afirmou que tem filhos lindos porque tem esposas formidáveis. “Elas são muito lindas. Agradeço a Deus porque estão sempre ao meu lado”, afirmou.

O assunto da poligamia do presidente passou a ser tema de debates na mídia do país e nas redes sociais.

“Esta é uma consagração da tradição da poligamia ao mais alto nível do Estado, uma situação que reflete a tradição senegalesa”, disse o sociólogo Djiby Diakhate.

Publicidade

Saiba mais sobre o Senegal

O Senegal está localizado na África Ocidental, tem cerca de 196 mil km² (equivalente à área do Paraná) e, segundo o censo oficial de 2023, tem 18,03 milhões de habitantes.

A capital é Dakar e maior cidade do país, com 3,9 milhões de habitantes. O país foi colonizado por franceses desde o fim do século XIX até 1960, quando conquistou a independência. A língua oficial é o francês e o islamismo é a religião predominante, representando quase 90% dos senegaleses.

O PIB do país é de US$ 27,7 bilhões, segundo dados do Banco Mundial para 2022  e sua renda per capita atingiu US$ 1.599

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.