FUGINDO DA GUERRA

Busca por passagens para fora da Rússia aumenta após anúncio de Putin

Novo recrutamento de reservistas está impulsionando movimento de pessoas fugindo do país.

Russos estão buscando principalmente destinos que não exigem vistos (Créditos: Chris McGrath/Getty Images)

A procura por passagens aéreas para fora da Rússia se multiplicou na madrugada de terça-feira (20) para quarta (21). De acordo com dados coletados pelo site Poder 360, as buscas no Google pelo site Aviasales, comumente usado no país para comprar passagens, atingiu seu pico após Vladimir Putin anunciar que aumentará o recrutamento de tropas para a Ucrânia.

Publicidade

Putin enfureceu seus cidadãos nesta quarta-feira após fazer um anuncio na TV estatal de que promoverá uma “mobilização parcial” dos reservistas do país. O presidente quer que 300 mil soldados da reserva deixem suas casas para servirem na Ucrânia.

Revoltados, cidadãos tomaram as ruas das grandes cidades do país e começaram a pedir o fim do conflito. Os protestos foram recebidos com agressões e prisões, confira no vídeo abaixo:

Segundo a apuração do Poder 360, dentro das buscas por passagens aéreas, Turquia e Armênia têm sido os destinos mais procurados nos sites de viagens da Rússia. A alta demanda pelas passagens já estão fazendo os preços atingirem o valor de R$27.576.

Publicidade

Um dos motivos pelos quais esses países estão sendo tão buscados pode ser baixa restrição em relação à imigrantes russos nesses países, que não exigem visto para cidadãos da Rússia.