FOME

Caminhões com alimentos são saqueados em Gaza após bloqueio do exército israelense

Segundo a agência das Nações Unidas, o comboio carregava aproximadamente 200 toneladas de comida que tinha como destino o norte do enclave

caminhoes-com-alimentos-bloqueio-do-exercito-israelense
Crianças palestinas – Crédito: Ahmad Hasaballah/Getty Images

O comboio de auxílio humanitário do Programa Alimentar Mundial (PAM) sofreu um bloqueio do exército israelense enquanto estava dentro da Faixa de Gaza. Posteriormente, os caminhões foram alvo de saques por pessoas em situação de desespero no enclave. Foi o próprio PAM que divulgou essas informações nesta terça-feira (5).

Publicidade

Segundo a agência das Nações Unidas, 14 caminhões carregavam aproximadamente 200 toneladas de alimentos em direção ao norte de Gaza. Vale ressaltar que este foi o primeiro envio de auxílio após a interrupção das entregas na região em fevereiro.

O comboio humanitário chegou a aguardar durante três horas no posto de controle de Wadi Gaza, no centro do território palestino. Após essa espera, os caminhões tiveram passagem negada, sofrendo um bloqueio do exército israelense. Depois de desviarem do trajeto original, uma multidão de pessoas desesperadas os interceptaram para roubar os alimentos.

A agência da ONU comunicou que as pessoas saquearam aproximadamente 200 toneladas de comida.

A suspensão na distribuição de alimentos

Em 20 de fevereiro, a distribuição de alimentos foi suspensa após um incidente em que outro comboio foi alvo de tiros e pilhagens. A  agência da ONU declarou que a decisão se deu por uma situação de “caos e violência total”.

Publicidade

O Programa Alimentar Mundial afirmou que estava explorando outras possibilidades para fornecer alimentos à região norte do enclave. No entanto, as estradas são a única opção viável para transportar grandes volumes. O vice-diretor executivo da agência, Carl Skau, chegou a afirmar que “os lançamentos aéreos são o último recurso e não evitarão a fome.

Publicidade

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.