Nesta sexta-feira (19), o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, pela primeira vez, nomeou uma representante indígena para ocupar uma cadeira da Suprema Corte do país. Michelle O’Bonsawin assumirá o cargo em setembro, após a aposentadoria de outro integrante da Corte.
Em um comunicado divulgado por seu gabinete, Trudeau afirma que está “confiante de que ela [Michelle O’Bonsawin] trará conhecimento inestimável para a mais alta Corte de nosso país”.
O ministro da Justiça canadense, David Lametti, também manifestou total apoio e classificou o evento como “um momento histórico para a Suprema Corte do Canadá e para todo o Canadá”.
A primeira representante indígena da Corte do Canadá exercia o cargo de juíza da Corte Superior de Ontário desde 2017 e faz parte da comunidade Abenaki, em Ontário. Além de ter trabalhado com os assuntos jurídicos da Royal Canadian Mounted Police, polícia montada do Canadá, também é mestra em Direito pela Universidade Osgoode Hall Law School.
PRESS RELEASE: The IBA is thrilled to congratulate the first Indigenous person nominated to the Supreme Court of Canada.
Congratulations to the Honourable Madam Michelle O’Bonsawin!!
For full text of the release, visit https://t.co/J8RisS56Y6 or click the link in our bio. pic.twitter.com/4svNKqimcF
— Indigenous Bar – Barreau Autochtone (@IBA_Canada) August 19, 2022