Após a divulgação de um vídeo, que mostra policiais agredindo brutalmente um homem negro em Memphis, no Tennesse, Estados Unidos, manifestantes se reuniram em diversos locais do país para protestar contra a violência policial.
Tyre Nichols, de 29 anos, foi parado enquanto dirigia por cinco policiais no último dia 7 de janeiro, sob alegação de “direção imprudente”. Vídeos registrados pelas câmeras nos uniformes dos agentes mostram que Nichols sofreu várias agressões. Posteriormente, foi encaminhado ao hospital com diversos ferimentos e três dias depois, em 10 de janeiro, morreu.
De acordo com reportagem do G1, os registros foram divulgados na sexta-feira (27) e chocaram o país pela truculência com que Nichols foi tratado. Após a divulgação das imagens, um grupo de manifestantes se reuniu para protestar em Memphis. Logo depois, dezenas de pessoas marcharam por diversas cidades do país. Os maiores protestos foram em Nova York, Los Angeles, Atlanta e Washington D.C.
Live protest in New York City to honor Tyre Nichols 😢🙏🏿🕊#TyreNichols #JusticeforTyreNichols #MemphisPolice #MEMPHIS #NYC #memphisprotest #nycprotest #EndPoliceBrutality pic.twitter.com/3AovzEqkgc
— NjeriNY🍎 (@GNMuturi) January 28, 2023
Um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova York disse que três pessoas foram presas por danificar um veículo da polícia durante manifestações, na Times Square. Vídeos e fotos mostram confusões entre manifestantes e polícia na região e também em Los Angeles.